03251nam a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000180007424500800009226001310017230000160030350000160031952026180033565000140295365300280296765300380299570000240303319007842020-01-13 2011 bl uuuu u00u1 u #d a1850-27761 aTORRES, T. Z. aGestão de conhecimento para instituições de PD&I.h[electronic resource] aIn: JORNADAS ARGENTINAS DE INFORMÁTICA, 40., 2011, Córdoba. Anales... Buenos Aires: Sociedad Argentina de Informáticac2011 ap. 195-210. aJAIIO 2011. aA gestão do conhecimento vem sendo caracterizada pela literatura como um dos temas mais relevantes da gestão organizacional contemporânea. Está relacionado à capacidade de as empresas sobreviverem em um ambiente de mudanças constantes admitindo que esta capacidade é tanto mais concreta quanto maior for sua destreza em se tornar diferenciada dos seus concorrentes. Gerir conhecimento implica, portanto, em identificar e tratar mais efetivamente o principal ativo intangível da empresa que é o conhecimento produzido pelas pessoas. Implica ainda em tornar o conhecimento produzido no seu interior em um novo conhecimento. O presente trabalho tem um caráter conceitual e seu objetivo é apresentar uma proposta de modelo conceitual de gestão de conhecimento para instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica (PD&I), as quais, pelas suas peculiaridades, requerem um modelo de gestão do conhecimento que dê conta de abarcar toda a gama de complexidade que a envolve. Como ponto de partida, considera-se que, nesse tipo de instituição o conhecimento tanto configura-se como um resultado (objeto), já que é o insumo necessário à produção de soluções tecnológicas, como, também, insere-se num processo, onde deve ser capturado, organizado, estruturado e disseminado para cada vez mais produzir-se novos conhecimentos e competências para as pessoas e para a própria instituição . Estabelecer um modelo de gestão de conhecimento direcionado às instituições de PD&I é um desafio que envolve aspectos organizacionais de naturezas distintas. De um lado, o modelo deve ser integrador e sistêmico, e, de outro, visando representar a dinamicidade organizacional às quais estas instituições estão submetidas, deve ser multifacetado e imbricado com outros aspectos organizacionais que o circunscrevem e dão a ele sentido, significado e propriedade. A natureza do objeto a ser capturado, organizado, estruturado e disseminado - que é o conhecimento, torna a proposição de um modelo de gestão muito dificultada e complexa. Este trabalho foi organizado da seguinte forma: na seção dois é apresentada uma análise conceitual sobre a gestão do conhecimento em instituições de PD&I considerando-se as especificidades deste tipo de empresa são também analisados alguns pressupostos que dão sustentação ao modelo proposto. Na terceira seção o modelo conceitual de gestão do conhecimento é apresentado e discutido a partir das premissas definidas e, na quarta e última seção, são feitas algumas considerações finais sobre a proposta e seu caráter. aKnowledge aGestão de conhecimento aModelo de gestão do conhecimento1 aPIEROZZI JUNIOR, I.