01968nam a2200325 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000200007424500730009426001110016730000240027852010440030265000140134665000180136065300180137865300350139665300140143165300080144565300240145370000160147770000160149370000200150970000220152970000160155170000160156770000210158370000170160470000210162119005962020-01-24 2011 bl uuuu u00u1 u #d a2175-46831 aSOUZA, M. I. F. aUso de SMS na educação de jovens e adultos.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... Recife: Intercomc2011 ap. 1-15.c1 CD-ROM. aO artigo relata o desenvolvimento de uma proposta de uso da ferramenta de SMS em práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos (EJA), em uma escola municipal de ensino fundamental, em Campinas, SP. O estudo baseou-se nos princípios do "Design Thinking", uma metodologia de desenvolvimento de projetos centrados nas necessidades dos usuários. Inicialmente, realizou-se um diagnóstico de utilização do telefone celular junto aos estudantes de EJA, com vistas à identificação do seu perfil, dos seus hábitos e de suas necessidades de interação social no ambiente escolar. Com base no conhecimento dos hábitos e das necessidades desses alunos, procurou-se investigar "o que poderia ser feito para melhorar a integração do aluno de EJA na comunidade escolar". Como resultado de pesquisa obteve-se uma proposta de uso de SMS na educação de jovens e adultos (EJA), em apoio a atividades pedagógicas, com o intuito de contribuir para promover uma maior aproximação e integração entre o aluno,o professor e a escola. aEducation aComunicação aCommunication aEducação de jovens e adultos aMensagens aSMS aTelefones celulares1 aGALLANA, L.1 aGÂMBARO, B1 aSILVA, F. H. da1 aNASCIMENTO, D. R.1 aGALLANA, G.1 aNEUMANN, C.1 aAMORIM, S. A. A.1 aTOMAZ, C. S.1 aCRIVELARO, L. P.