02286nam a2200349 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024500690008126000450015030000100019549000450020552012830025065000300153365000300156365000200159365000310161365000120164465000170165665000320167365000140170565300190171965300230173865300280176165300250178965300160181465300130183065300220184365300250186565300250189070000210191518984002011-08-22 2011 bl uuuu 00u1 u #d1 aMENDES, M. D. L. aA história da certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente. aJaguariúna: Embrapa Meio Ambientec2011 a55 p. a(Embrapa Meio Ambiente. Documentos, 84). aHá muitos benefícios que um sistema eficaz de gestão da qualidade baseado na ISO 9001 traz, mas somente poderão ser plenamente atingidos se a organização os reconhece como relevantes e, portanto, se compromete com os requisitos da norma e com os oito princípios da gestão da qualidade por ela estabelecidos. Dentre os benefícios típicos de um sistema eficaz de gestão da qualidade estão: aumento da satisfação e lealdade dos clientes, pois há o compromisso de que todos os seus requisitos serão atendidos; custos operacionais reduzidos pela redução dos custos com o retrabalho e com a aplicação mais eficiente dos recursos, como resultado da preferência pela prevenção em relação à correção; competitividade e confiabilidade aumentadas em função da melhoria do desempenho organizacional; transferência de boas práticas otimizada no âmbito interno, melhorando os processos de trabalho; melhoria da motivação e do clima organizacional, por meio do trabalho mais eficiente, focado, planejado e com a garantia de que os recursos serão disponibilizados adequadamente para não comprometer o produto ou o serviço realizado. A Gestão da Qualidade tem como princípios fundamentais estabelecidos pela ISO 9000:2000:1. Foco no cliente;2. Liderança. aadministrative management abest management practices aAdministração aAdministração de empresa aGestão aPlanejamento aPlanejamento administrativo aQualidade aCertificação aCertificação ISO aCertificação ISO 9001 aGestão da qualidade aImplantacao aISO 9001 aMudança cultural aSistema da qualidade aSistema de qualidade1 aCRIPPA, M. E. N.