02382naa a2200277 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024500820007826000090016050000230016952015950019265000100178765000310179765000120182865000080184065000100184865300220185865300220188065300290190265300270193165300200195870000200197870000230199877300830202118980812018-07-24 2015 bl uuuu u00u1 u #d1 aSÁ, N. C. de aA cultura da uva e do vinho no vale do São Francisco.h[electronic resource] c2015 aEdição especial. aO Vale do São Francisco vem experimentando bons frutos da produção de uvas para o consumo in natura e vinhos. O resultado é consequência de mudança de interesse das instituições federais pela área de pecuária extensiva até 1940, para torná-la de produção de culturas anuais como cebola e frutas, como banana e uva, a partir de projetos de irrigação. Essa cultura ganha destaque quando o Vale passa e ser responsável por quase 100% da uva de mesa produzida no país e, nos anos 1990 e 2000, empresas privadas ali se instalam para elaboração dos vinhos. Conhecer tais resultados tornou-se interesse de muitas pessoas e uma oportunidade para o mercado turístico. Assim, o estudo objetiva apresentar possibilidades de segmentação do turismo para o Submédio do Vale do São Francisco, focando em estratégias de desenvolvimento que valorizem uma imagem local relacionada à uva e ao vinho. A partir de pesquisa documental, bibliográfica e de campo, inicialmente apresenta-se uma contextualização da área. Em seguida, discute-se sobre o referencial teórico de turismo, incluindo a articulação entre segmentos turísticos observados potenciais para o desenvolvimento da região. Apresenta-se também uma contextualização sobre as novas tendências econômicas e de marketing para o planejamento do turismo. Por fim, contribui-se analisando o que tem sido produzido sobre a atividade no Vale do São Francisco, indicando novas possibilidades de desenvolvimento local, destacando como elementos importantes: imagem do destino, novos equipamentos e eventos temáticos. aVitis aDesenvolvimento Econômico aTurismo aUva aVinho aEconomia criativa aImagem de destino aSegmentação de mercado aVale do São Francisco aVitivinicultura1 aSILVA, E, M. S.1 aBANDEIRA, A. da S. tRevista de Desenvolvimento Econômico, Salvadorgv. 17, p. 461-491, dez. 2015.