07771nam a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000390006024500760009926000240017530000220019952072220022165000160744365000230745965300130748265300290749565300270752465300260755118880862016-08-25 2011 bl uuuu 00u1 u #d1 aEMBRAPA INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA. aEmbrapa Informação Tecnológicabrelatório anual de atividades 2010. aBrasília, DFc2011 a59 p.cil. color. aEm 2010, a Embrapa Informação Tecnológica avançou no cumprimento de metas estabelecidas em seu III Plano Diretor (PDU 2008?2011), ao inovar e ampliar ações e projetos sob sua coordenação, e, com isso, desempenhar sua missão de ?propor, coordenar e executar, em benefício da sociedade, soluções para a gestão e a difusão de informações geradas pela Embrapa?. A internacionalização do programa televisivo Dia de Campo na TV (DCTV), que ultrapassou as fronteiras brasileiras e hoje é veiculado (dublado em espanhol) em mais de 700 cidades, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, da Bolívia e da Venezuela, assim como a aproximação com técnicos africanos, interessados na troca de conhecimento e parcerias em projetos binacionais, são alguns dos destaques de iniciativas da Unidade para promover o apoio às ações desenvolvidas pela Embrapa no exterior e para universalizar o acesso à informação agrícola a todos que dela necessitam, seja no campo, seja na cidade. Outro destaque do ano foi a conclusão da construção de bases corporativas de acesso aberto à informação tecnológica e científica, na área de gestão da informação, graças à parceria com a Embrapa Informática Agropecuária, ao trabalho conjunto de bibliotecários de todas as Unidades integradas ao Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB) na alimentação do Ainfo, bem como à adoção de ferramentas livres, com as quais foram construídos o Repositório de Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice), a Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e) e o Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura (Sabiia). Um site infantojuvenil, o Contando Ciência na Web (CCWeb), também foi desenvolvido sob a coordenação da Embrapa Informação Tecnológica, com o objetivo de apoiar as ações de popularização da ciência e, assim, diversificar ainda mais o público da Embrapa. Esse site será lançado oficialmente no aniversário de 38 anos da Embrapa. Atualizações e novos conteúdos temáticos foram publicados na página dos Sistemas de Produção (SPs), que encerraram o ano com 130 sistemas publicados, dos quais 4 são novos e 7 atualizados, e alcançaram, nos últimos 3 anos, mais de 20 milhões de acessos às suas páginas. Na Agência de Informação Embrapa (AIE), foram lançadas 4 novas árvores do conhecimento, o que ampliou o interesse e o acesso de produtores rurais, de técnicos e de outros públicos, em 58,5%, de 2009 a 2010. Pesquisas de satisfação e de audiência foram realizadas, respectivamente, em relação a funcionalidades do Portal Embrapa e à produção e veiculação do programa radiofônico Prosa Rural, as quais apresentaram bons resultados e, principalmente, indicadores de melhoria quanto à qualidade e à credibilidade das informações oferecidas, bem como quanto aos formatos e aos suportes adotados para atender à diversidade de demandas da sociedade por informação tecnológica. A Unidade promoveu capacitação e treinamento não só para os próprios empregados como também para os de outras Unidades da Embrapa, cujo trabalho se relaciona a projetos corporativos integrados, como, por exemplo, os de assessoria técnica, de formação e desenvolvimento de coleções, de produtos e serviços e de sistemas de avaliação. Externamente, alguns dos destaques do ano, no que se refere a investimento em capital intelectual, foram o Treinamento do Processo Editorial do Manual de Editoração da Embrapa e o II Workshop de Gestão da Informação, que contaram, cada um, com a participação de 80 empregados, provenientes de todas as Unidades da Empresa. Internamente, cada setor da Unidade teve também a oportunidade de investir na atualização profissional de suas equipes ? a exemplo dos profissionais de comunicação das mídias eletrônica e radiofônica, da produção editorial, de design, de gestão, de web ?, como parte das metas de melhoria de processos. Ainda na área de pessoal, no ano de 2010 foi realizado um plano de ação para a melhoria do clima organizacional, que contou, pela primeira vez, com a efetiva participação dos empregados no que se refere à apresentação de soluções aos problemas identificados na rotina da Unidade, em diversos níveis. Das propostas e das soluções apresentadas pelos empregados, grande parte foi de imediato colocada em prática pela Gerência (como a realização de palestras relacionadas ao sistema de controle de ponto e à avaliação de empregados pelo Saad e a mudança de localização do fumódromo da Unidade), enquanto outras foram programadas para implantação em breve. Para o projeto Minibibliotecas, 2010 trouxe oportunidades de novas parcerias e ações, as quais ampliaram o público atendido e a rede de agentes comprometidos com a construção de conteúdos que aliam o saber popular à teoria. Os kits multimídia ? adaptados às diversidades regional e comunitária ? podem hoje ser encontrados em 200 Escolas Famílias Agrícolas (Efas), em 120 telecentros pesqueiros, em 367 comunidades quilombolas, em mais de 1.200 escolas públicas, distribuídas em todas as regiões brasileiras, em 70 assentamentos, em 627 escritórios de extensão rural, além de em 10 Escolas Famílias Rurais de Moçambique (África). Também a produção editorial impressa da Unidade alcançou, em 2010, resultados positivos, principalmente no que se refere ao lançamento de novos produtos, como, por exemplo, o de uma linha editorial destinada à publicação da coleção Transição Agroecológica, cujo objetivo é reunir conteúdos sobre a construção do conhecimento na área de agroecologia, em apoio à busca de alternativas aos sistemas produtivos tradicionais e ao desenvolvimento rural sustentável. A Unidade chegou ao final do ano com um total de 685 produtos impressos, o que implicou a publicação de 1.031.331 exemplares, a criação de 181 projetos gráficos, a revisão de 19.685 laudas de textos originais, bem como a correção de 15.222 referências e citações. Ao todo foram publicados, nas quatro linhas editoriais, 64 títulos, dos quais 36 foram integralmente custeados pela Embrapa Informação Tecnológica. Além desses, foram publicados 10 títulos institucionais, destinados ao público externo e/ou interno da Empresa, bem como um total de 269.076 exemplares de peças de material administrativo e de promoção de projetos e produtos. No que se refere à reimpressão de obras para repor o estoque, a Unidade respondeu por 137 títulos, que representaram 180.627 exemplares reimpressos. Esses e outros resultados estão detalhados nas três partes deste relatório, as quais se organizam em grupos estratégicos (Produção Editorial, Gestão e Organização da Informação e Gestão Administrativa) e comprovam os esforços conjuntos empreendidos pela Embrapa Informação Tecnológica ? por meio de seus empregados, da Diretoria, de parceiros internos e externos, de integrantes do CAE e demais colaboradores ? para contribuir com e poder consolidar sua imagem de Unidade de serviço, cuja visão de futuro, firmada em seu III PDU, é ?ser referência nacional e internacional em gestão e difusão de informações?. aAgriculture aPesquisa agrícola aEdição aInformação científica aPesquisa agropecuária aResearch agricultural