01701nam a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500950008026001680017550000130034352008990035665000100125565000220126565000190128765300280130670000270133470000170136170000170137870000180139570000150141370000310142818733092011-07-04 2010 bl uuuu u00u1 u #d1 aBREMER NETO, H. aCaracterização tecnológica e aptidão mercadológica de clones de lima ácida 'Tahiti'. aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticulturac2010 apdf 1593 aA produção nacional de lima ácida Tahiti (Citrus latifolia Tanaka) possui três mercados bastante distintos: mercado interno, processamento industrial e a exportação de frutos in natura. Embora o mercado interno seja o principal destino da produção, merece destaque o aumento das exportações brasileiras da fruta que setuplicaram no período 2000-2006 alcançando US$ 32 milhões (SILVA; ALMEIDA; FERRAZ, 2008). No mercado interno, os preços praticados acompanham a disponibilidade da fruta, atingindo valores máximos nos meses de entressafra, quando a oferta é restrita. No período de safra, quando a oferta da fruta é maior, o produtor tem como alternativa a exportação de frutos, cujos preços são superiores aos praticados pelo mercado interno. De forma geral, o processamento industrial é o destino dos frutos que não atendem as exigências do mercado interno e externo. aClone aComercio Exterior aFruta Cítrica aCitrus latifolia Tanaka1 aCANTUARIAS-AVILÉS, T.1 aESPINOZA, E.1 aCARON, V. C.1 aBASSAN, M. M.1 aSTUCHI, E.1 aMOURÃO FILHO, F. de A. A.