01976nam a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000230007424501340009726002010023130000190043250000170045152010870046865000280155565000290158365000130161265300220162565300140164765300300166170000180169170000250170918703612020-01-15 2010 bl uuuu u00u1 u #d a1983-13231 aGAROFOLO, A. C. S. aAvaliação do perfil de estudo de alunos de pedagogia e gestão ambiental frente as questões ambientais.h[electronic resource] aIn: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 2., 2010, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológicac2010 aNão paginado. aSENEPT 2010. aA formação ambiental deveria constar de um conjunto de dinâmicas e conteúdos a serem trabalhados totalmente voltados a abertura de horizontes reflexivos na linha de romper com as tradicionais cadeias discursivas verificadas nas práticas educativas Tal conhecimento exige pesquisa, que, de preferência, deve ser organicamente integrada ao processo de formação, para que técnicas que possam vir a serem usadas no processo pedagógico reflitam a ênfase que deve ser a capacitação para perceber as relações entre as áreas e como um todo, enfatizando uma formação local/global. Nesse contexto a educação ambiental aponta para propostas pedagógicas centradas na conscientização, mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos discentes. Objetivando avaliar técnicas possíveis de serem usadas em cursos de educação ambiental realizou-se junto aos discentes do curso de pedagogia e de gestão ambiental da Faculdade de Paulínia, uma pesquisa sobre o seu perfil de estudo frente as questões ambientais. aEnvironmental education aEnvironmental management aLearning aGestão ambiental aPedagogia aTécnicas de aprendizagem1 aTORRES, T. Z.1 aALBERGARIA, S. J. G.