01897nam a2200289 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024501250008026002330020530000190043850000950045752007600055265000130131265300310132565300190135665300310137565300240140665300240143065300220145465300200147665300240149665300280152065300200154870000180156870000210158618673312020-01-15 2010 bl uuuu u00u1 u #d1 aSOUZA, M. I. F. aDesign e roteiro de conteúdo de vídeos educativos na perspectiva da aprendizagem significativa.h[electronic resource] aIn: COLÓQUIO INTERNACIONAL HISPANO-BRASILEÑO SOBRE APRENDIZAJE ASISTIDO POR ORDENADOR, 3., 2010, Campinas. Educação e tecnologias digitais: experiências inovadoras: anais. Valencia: Universidad Politecnica de Valenciac2010 aNão paginado. aIII Colóquio Internacional hispano-brasileiro sobre aprendizagem assistida por computador aAborda a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na elaboração de materiais didáticos. Destaca a participação da concepção construtivista na fundamentação teórica e desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas para ambientes virtuais de aprendizagem. Propõe-se a elaboração de design e roteiro de conteúdo de vídeos educativos sob o enfoque da aprendizagem significativa, que se baseia no modelo construtivista do processo cognitivo humano. Na perspectiva da aprendizagem significativa, os mapas conceituais são adotados como uma opção para a organização e representação do conhecimento em construção pelo aluno, sob a mediação do professor. aLearning aAprendizagem significativa aConceptual map aContent production content aConteúdo educativo aEducational content aEducational video aMapa conceitual aMeaningful learning aProdução de conteúdo aVideo educativo1 aTORRES, T. Z.1 aAMARAL, S. F. do