01741naa a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000250006024500420008526000090012752011250013665000240126165000120128565300140129765300150131165300150132665300150134165300240135665300100138070000150139070000180140577300760142310864962007-12-21 1994 bl uuuu u00u1 u #d1 aFREITAS, H. M. R. de aAvaliacao de sistemas de informacoes. c1994 aPropoe-se um modelo alternativo e complementar para essa atividade. As principais contribuicoes dizem respeito ao tracado, ou seja, o armazenamento e a analise de todas as acoes realizadas pelos usuarios fi nais quando se consulta ao SI; e a um instrumento para verificar o custo generalizado do sistema implantado, ou seja, o valor do sistema percebido pelo usuario. Trata-se de um modelo global para a avaliacao de um SI, baseado em dois pilares principais: a facilidade de uso (ligadaao sistema) e a utilidade(ligada ao usuario ou decisor). Estes pilaressao analisados levando em consideracao uma tipologia de usuarios. Cer tos aspectos do contexto global (a existencia de uma necessidade e as condicoes de implantacao do sistema) sao controlados e certas hipote -ses associadas a esses pilares permitem o aprofundamento da analise. O modelo concebido e testado no periodo de 1990 a 1993, em Grenoble(Franca), permitindo propor sua aplicacao nao so aos SI, mas tambem a ou tros sistemas ou aplicacoes que integram o sistema de informacao das organizacoes, como os SAD (sistemas de apoio a decisao), entre outros. ainformation systems aGestão aAvaliacao aEvaluation aInformacao aManagement aTelematica: Usuario aUsers1 aBALLAZ, B.1 aMOSCAROLA, J. tRevista de Administracao, Sao Paulogv.29, n.4, p.36-55, out./dez.1994.