03505nam a2200157 a 450000100080000000500110000800800410001910000170006024500270007726000170010450001760012152029980029765000150329565300260331065300110333618637822010-10-06 2007 bl uuuu m 00u1 u #d1 aSILVA, J. B. aGestão da inovação. a130 f.c2007 aMonografia (Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007. Orientador: José Ednilson de Oliveira Cabral, CNPAT. aA inovação é fator estratégico de sobrevivência e competitividade para empresas e demaisorganizações.A capacidadede gerar e absorverinovaçõesé elemento-chave da competitividade dinâmica e sustentável. O problema da inovação nas empresas não será resolvido com a modificação dos modelos de gestão empresarial, mas pela influência direta de todos os setores da produção com conseqüências diretas na melhoria da competitividade. A adoção de um modelo de gestão da inovação trará prerrogativas especiais para as empresas desenvolverem competências criativas que contribuirão para inserção de inovações competitivas no mercado. Pela falta de uma gestão da inovação, em princípio, as empresas estariam operando com uma eficiência inferior ao seu potencial, sendo necessário exterminar um modelo arcaico de gestão que prioriza a produção de produtos tradicionais, a burocracia, a verticalidade do organograma e a pouca, ou nenhuma, liberdade de criação e de interação com o mercado. Há, portanto, uma necessidade urgente de se procurar uma mudança organizacional que oportunize aos colaboradores serem fundamentais na pesquisa e no desenvolvimento sendo geradores de inovações. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de gestão da inovação aplicável às empresas e que possa contribuir para o desenvolvimento de produtos inovadores dentro de uma abordagem organizacional, por uma sistematização da literatura revisada sobre cada um dos assuntos envolvidos no modelo de gestão da inovação proposto. Inicialmente são apresentados os conceitos fundamentais de necessário conhecimento para gestão da inovação, tais como: criatividade, invenção, invento, inovação. Na segunda parte são mostrados os problemas relacionados a criação de um ambiente favorável à inovação e as implicações da adoção do modelo de gestão da inovação proposto. Mostra ainda que a gestão da inovação deve estar orientada pelos resultados pretendidos, planejados e pelos objetivos construidos não apenas pelos gestores, mas também pelos colaboradores, parceiros e observações de mercado. Na terceira parte é mostradoque a efetiva aplicaçãoda gestãoda inovaçãoé estruturada pelas seguintes atividades: prospecção tecnológica, geração de idéias inovadoras, segurança da informação, formação de equipes inovadoras, pesquisa de mercado, estudo de viabilidade técnica e econômica, elaboração e gestão de projetos, propriedade intelectual, marketing e avaliação de impacto. O modelo proposto, portanto, busca contribuir com as organizações interessadas em aumentar as estratégias, as idéias inovadoras e o desenvolvimento de produtos diferenciados. Necessitando, no entanto, de permanente análise da informação com a finalidade de melhor uso na tomada de decisão. A base do modelo de gestão da inovação pode ser definida em duas etapas: ambienteorganizacional e operacionalização da inovação. aInovação aGestão da inovação aModelo