01786naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024501430007826000090022130000100023052009930024065000150123365300460124865300320129465300460132665300450137265300320141765300190144965300280146877300600149618634642011-02-25 2009 bl uuuu u00u1 u #d1 aTORRES, T. Z. aTrabalho, educação e aprendizagem em instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica - PD&I.h[electronic resource] c2009 a35 p. aEste artigo relata uma pesquisa realizada em uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica do segmento agropecuário brasileiro. Sob a perspectiva da ciência da educação, a investigação analisou a relação entre trabalho, educação e aprendizagem. Seu objetivo foi compreender como as aprendizagens dos pesquisadores que integram o quadro de pesquisa da empresa ocorrem, identificando os tipos de aprendizagens e os fatores institucionais que as favorecem. Realizada a partir da abordagem qualitativa, a pesquisa contou com a participação de 14 sujeitos selecionados por critérios previamente definidos. Além da entrevista individual com roteiro semi-estruturado serviram de instrumentos de coleta de dados o diário de campo e a análise documental. O tratamento e a análise dos dados produziram três categorias de análises que foram consubstanciadas em um Mapa Conceitual que representa a forma como os sujeitos aprendem no ambiente de trabalho. aEducação aAprendizagem em instituição de pesquisa aAprendizagem organizacional aDesenvolvimento e inovação tecnológica aDevelopment and technological innovation aLearning research institute aNew technology aOrganizational learning tRevista Profissão Docente, Uberabagv. 9, n. 20, 2009.