02051nam a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001902000220006010000250008224501300010726002620023730000140049952011880051365000170170165000210171865000170173965000120175665000260176865300210179470000180181518592052010-08-04 2010 bl uuuu u00u1 u #d a978-85-77851-06-31 aALMEIDA, P. R. V. de aAs relações da nova economia institucional com o advento da organização da cadeia produtiva de feijão para exportação. aIn: CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 48., 2010, Campo Grande, MS. Tecnologias, desenvolvimento e integração social. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Ruralc2010 c1 CD-ROM. aO feijão é um importante componente na dieta do brasileiro e de diversos países pelo globo. No Brasil é cultivado por agricultores de diversos perfis, em diferentes escalas, regiões e sistemas de produção. O Brasil apresenta problemas de auto-suficiência em feijão, historicamente apresentando como um dos grandes importadores desse grão, a baixa participação nas exportações do feijão brasileiro no mercado internacional ocorre também pelo fato de que nesses mercados se consomem determinados tipos de feijões que o Brasil não tem tradição de produzir. O mercado internacional de feijão pode ser explorado pelo Brasil, precisando o País organizar uma cadeia produtiva para esse fim. A metodologia utilizada neste estudo deu-se com uma revisão da literatura, e fazendo uso do ferramental da Nova Economia Institucional. Percebem-se a importância de se estudar as relações entre os agentes envolvidos na cadeia produtiva do feijão para exportação; observa-se a presença de ativos de média e alta especificidade, tanto na cadeia do feijão voltada para o mercado doméstico, quanto na para exportação, que evidentemente afetam os custos de transação. aAgronegócio aCadeia produtiva aExportação aFeijão aMercado internacional aFeijão especial1 aWANDER, A. E.