02638nam a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024501500007826004810022830000220070949000100073150000160074152014050075765000280216265300320219065300300222265300370225265300420228965300220233170000240235370000190237710832452020-01-31 2009 bl uuuu u00u1 u #d1 aTORRES, T. Z. aGestão do conhecimento em Instituição de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)babordagem processual integrada.h[electronic resource] aIn: CONFERENCIA IBEROAMERICANA EN SISTEMAS, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA, 8.; SIMPOSIM IBEROAMERICANO EN EDUCACIÓN, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA, 6.; SIMPOSIUM INTERNACIONAL EN COMUNICACIÓN DEL CONOCIMIENTO Y CONFERENCIAS, 4.; SIMPOSIUM IBEROAMERICANO EN GENERACIÓN, COMUNICACIÓN Y GERENCIA DEL CONOCIMIENTO; CONFERENCIA IBERO-AMERICANA EN INGENIERÍA E INNOVACIÓN TECNOLÓGICA, 2009, Orlando. Memorias... Florida: International Institute of Informatics and Systemicsc2009 ap. 233-238. v. 3. vv. 3. aCISCI 2009. aO grande desafio organizacional contemporâneo está na capacidade de as empresas criarem um arcabouço conceitual e metodológico que as permita gerir os conhecimentos construídos nas teias de interação social que possuem, partindo do entendimento de que somente com abordagens integradas de gestão do conhecimento, de comunicação e de incorporação de tecnologias da informação se pode garantir a introdução de novas formas de produção e organização do trabalho e que desse processo inovativo originem-se os almejados sucessos competitivo e sustentável da empresa. Essa realidade já alcançou a Embrapa, instituição brasileira de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para a agropecuária que vem, já há alguns anos, exercitando discurso e prática desse entendimento, através de premissas apresentadas recorrentemente em seu processo de planejamento estratégico. O presente trabalho apresenta e analisa a necessidade da Embrapa em gerir o conhecimento que produz, por meio de seu modelo de gestão de PD&I, baseado em equipes pluri e inter-disciplinares e redes de pesquisa multiinstitucionais. Nessa reflexão, procura-se integrar o papel da comunicação propondo também a incorporação de ambiente tecnológico para suporte desse processo e sugerindo que o conhecimento em instituições de PD&I deve ser gerido no seu criadouro, ou seja, o projeto de pesquisa. aGestão do Conhecimento aAprendizagem organizacional aComunicação empresarial aGestão de instituição de PD&I aPesquisa desenvolvimento e inovação aRedes de pesquisa1 aPIEROZZI JUNIOR, I.1 aPEREIRA, N. R.