02461nam a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000300006024501260009026004810021630000210069749000090071850000160072752013320074365000280207565300370210365300400214065300170218070000260219770000200222310832292020-01-31 2009 bl uuuu u00u1 u #d1 aOLIVEIRA, D. R. M. dos S. aAgência de Informação Embrapabuma ferramenta para gestão do conhecimento em empresas de PD&I.h[electronic resource] aIn: CONFERENCIA IBEROAMERICANA EN SISTEMAS, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA, 8.; SIMPOSIM IBEROAMERICANO EN EDUCACIÓN, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA, 6.; SIMPOSIUM INTERNACIONAL EN COMUNICACIÓN DEL CONOCIMIENTO Y CONFERENCIAS, 4.; SIMPOSIUM IBEROAMERICANO EN GENERACIÓN, COMUNICACIÓN Y GERENCIA DEL CONOCIMIENTO; CONFERENCIA IBERO-AMERICANA EN INGENIERÍA E INNOVACIÓN TECNOLÓGICA, 2009, Orlando. Memorias... Florida: International Institute of Informatics and Systemicsc2009 ap. 113-117. v. 3 vv. 3 aCISCI 2009. aO conhecimento é o maior bem intangível das empresas e deve-se buscar a melhor maneira de geri-lo. Para fortalecer a gestão do conhecimento no âmbito agropecuário, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu o projeto Agência de Informação Embrapa, para organizar e tornar acessível o conhecimento gerado pela Empresa desde 1973. Essa ferramenta facilita o acesso à informação, através de um sistema web rápido e seguro. A informação disponível para consulta é validada por uma equipe técnica composta por especialistas em diversos temas do domínio agropecuário. O objetivo desse trabalho é mostrar que a Agência de Informação Embrapa é uma ferramenta adequada a outras Instituições de PD&I. Para alcançá-lo, alguns fatores que motivam e dão continuidade a um sistema de suporte à decisão foram analisados, além de indicadores que identificam o sucesso da gestão do conhecimento nas empresas. O estudo de caso foi realizado na Embrapa Informática Agropecuária, uma das unidades de pesquisa responsáveis pelo projeto. Os resultados deste estudo demonstraram que a Agência contempla requisitos, tanto do ponto de vista da tecnologia da informação, como da gestão do conhecimento, para orientar novas pesquisas e auxiliar a tomada de decisão em Empresas de PD&I. aGestão do Conhecimento aAgência de Informação Embrapa aFerramenta para suporte à decisão aInformação1 aOLIVEIRA, S. R. de M.1 aSOUZA, M. I. F.