02843naa a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024500520008226000090013430000100014352018420015365000120199565000160200765000280202365000130205165000250206465000180208970000180210770000170212570000220214277304370216418110302004-05-04 2003 bl uuuu u00u1 u #d1 aNASCIMENTO, R. L. aEducação ambiental participativa no Pantanal. c2003 ap.91. aA Embrapa desenvolve desde 1975 importantes estudos sócio-econômicos para alavancar o desenvolvimento sustentável da pecuária de corte no Pantanal. A partir de 2002 esta instituição de P&D intensificou estudos e programas de Educação Ambiental com vistas a formar uma consciência ecológica na região e assim conservar melhor o ambiente pantaneiro. O programa consolidou-se em 2003 através de uma maior aproximação entre os técnicos e pesquisadores da comunidade de Corumbá e Ladário, MS. A sedenta busca de informações por parte destas comunidades levou-nos a ampliar nossa atuação para atender à crescente demanda através da criação de treinamentos, que consistem em seminários e palestras voltados para distintos públicos. Podemos citar como exemplo os seguintes eventos: seminário sobre os recursos naturais do Pantanal para multiplicadores, cujo público alvo são os professores de ensino fundamental e médio; o seminário sobre a pesquisa no Pantanal para adolescentes, que foi realizado para auxilar os jovens na orientação profissional, atingindo um total de 120 alunos; e o seminário de conservação ambiental que até o presente momento teve a participação de 650 alunos com faixa etária entre 11 e 17 anos. Outra atividade que merece ser citada é o trabalho realizado com cerca de 200 crianças de pré-escolas, com faixa etária de 4 a 6 anos, cujo programa consta de uma palestra sobre o Pantanal, visitas aos laboratórios de fauna e peixes e à casa da vegetação da Embrapa, possibilitando uma aprendizagem lúdica e interativa. Desse modo, temos atualmente uma ampla gama de seminários pré-formatados para atuar junto à população pantaneira e o mais importante é que a própria comunidade nos deu o direcionamento para realizarmos este trabalho de conscientização ambiental. aecology aenvironment aenvironmental education aEcologia aEducação Ambiental aMeio Ambiente1 aSERENO, J. R.1 aROESE, A. D.1 aPEREIRA, R. S. B. tIn: ENCONTRO DE EDUCADORAS AMBIENTAIS DA REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 3.; ENCONTRO DA REDE AGUAPÉ DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1.; SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS CIDADES PANTANEIRAS, 4.; SEMINÁRIO DA CARTA DA TERRA, 3.; FÓRUM REGIONAL DA REDE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1., 2003, Cuiabá. Fome zero da educação ambiental: resumo de trabalhos. Cuiabá: REMTEA: AGUAPÉ: MUPAN: C. TERRA: REBEA, 2003.