02218nam a2200253 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500990008026000220017930000090020150000190021052015450022965000220177465000130179665000240180965000110183365300250184465300170186965300130188665300190189965300250191865300210194317903582018-07-19 1972 bl uuuu m 00u1 u #d1 aSILVA, A. J. da aCustos e margens de comercializacao de insumos agropecuarios - na Zona da Mata - Minas Gerais. aVicosa: UFVc1972 a77p. aM. Sc. Thesis. aA Zona da Mata de Minas Gerais apresenta uma agricultura caracterizadapela baixa produtividade dos recursos onde os agricultores conhecem os novos insumos agricolas, embora nao os apliquem de modo adequado, segundo pesquisas junto aos tecnicos da ACAR, atuantes na area. A relacao preco dos insumos/precos dos produtos devera ser, em parte responsavel pelo uso fisico inadequado dos insumos, enquanto as margens e custos de varejo detem certa parcela do preco pago pelo agricultor. E possivel que, reducoes nos custos e margens de varejo modifiquem os niveis atuais de uso de insumo. A principal razao de estudos comparativos de margens entre insumos e entre regioes e proporcionar meios para identificacao de distorcoes no processo de comercializacao. O grau de flexibilidade das margens permite algumas deducoes a respeito do mercado e do produto. Margens rigidas ou inflexiveis (soma de quantia pre-determinada em dinheiro ao preco de compra), sugerem a existencia de poder monopolistico no mercado. Diante disto, a perecibilidade de alguns produtos aumenta a probabilidade de que sejam adotadas margens rigidas pelos comerciantes. esta probabilidade e inversamente relacionada a elasticidade-preco da procura, isto e, quanto maior a elasticidade, menor a probabilidade de fixacao de margens. Os estudos de custos fornecem indicacoes sobre a eficiencia relativa dos elementos envolvidos na comercializacao e nas margens, ja que se espera sejam os custos os seus principais componentes, havendo pouca validade nas analises de magnitude... aComercialização aComercio aCusto de Produção aInsumo aAgricultural product aAgropecuaria aCommerce aEconomia rural aInsumo agropecuariao aProduto agricola