01773naa a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000170006024500740007726000090015152011430016065000220130365000150132565000150134065000120135565000260136765300120139365300380140565300350144377300770147817805622008-08-22 2008 bl uuuu u00u1 u #d1 aSILVA, P. R. aUma abordagem sobre o mercado de hortaliças minimamente processadas. c2008 aOs produtos hortícolas têm grande importância no faturamento do varejo, mas o valor agregado dos produtos é baixo, e as perdas são altas. As hortaliças minimamente processadas são uma alternativa de agregação de valor desses produtos para produtores rurais, atacadistas e varejistas, aliada à praticidade ao consumidor final. Este artigo tem como objetivo caracterizar não só o contexto onde as hortaliças minimamente processadas estão inseridas, mas também descrever o mercado e seus gargalos. Foram realizadas entrevistas com empresas de hortícolas minimamente processados, e representantes do varejo. O estudo demonstrou a necessidade de esclarecimento ao consumidor sobre o produto, potencial problema de saúde pública quanto aos minimamente processados comercializados de maneira incorreta, e principalmente a urgência de se estabelecer uma legislação para o setor. O mercado de hortaliças minimamente processadas é muito promissor, mas para que ele se estabeleça no mercado brasileiro há um grande caminho a ser percorrido não só pelas empresas processadoras, mas também pela pesquisa e o poder público. aComercialização aConsumidor aHortaliça aMercado aProcessamento Mínimo aCultivo aHortaliça minimamente processado aProduto minimamente processado tInformações Econômicas, São Paulogv. 38, n. 4, p. 52-57, abr. 2008.