03091naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000260006024500760008626000090016250000130017152023680018465000180255265000190257065000110258965300180260070000190261870000190263770000240265670000220268077301590270216563712010-01-13 2009 bl uuuu u00u1 u #d1 aCARVALHO, J. E. B. de aFrutas Selecta Brasil e a evolução do mercado para fruta certificada. c2009 aPalestra aO sistema de Produção Integrada de Frutas (PIF) é constituído por um conjunto de práticas agronômicas selecionadas a partir daquelas disponíveis com comprovado benefício para a obtenção de produtos de melhor qualidade, apoiando os prdutores no atendimento a mercados cada vez mais exigentes pois eleva os padrões de qualidade e competitividade dos produtos agropecuários ao patamr de excelência requerido pelos consumidores mais conscientes. É um sistema que gera alimentos seguros principalmnte para o consumo humano, pois adota métodos de monitoramento ( em todas as etapas do processo produtivo), análise de residuos de agrotóxicos, além da utilização de tecnologias apropriadas, otimizando o modo de produção. Apesar dessas vantagens e da importância do sistema de Produção Integrada (PI) e dos esforços em sua divulgação, seu conceito é desconhecido pelo varejo e pelos consumidores finais, implicando numa baixa demanda de mercado e, consequentemente, num baixo índice de adesão e certificação pelos produtores por não vislumbrarem vantagens econômicas para implementar as mudanças tecnológicas na propriedade, requeridas pela PI. A falta de informação, esclarecimento ou divulgação sobre a Produção Integrada impede a diferenciação do produto nos pontos de venda e, consequentemente, prejudica a percepção de valor agregado por parte do consumidor final. Fato igualmente decisivo e limitante é a percepção, pelos importadores, de que o Brasil produz frutas certificadas no sistema PI, porém não adota esta certificação no mercado interno (SANHUEZA, R. M. V, et al. 2009).n Nesse sentido, a Fazenda Lagoa do Coco como produtora de frutas certificadas, vem participando de uma parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical numa campanha de marketing dessas frutas junto ao consumidor baiano com o selo fantasia Selecta Brasil e aceitou o desafio de fornecer um elenco de frutas oriundas da Produção Integrada (coco verde, laranja lima, laranja 'Pêra, lima da Pérsia, lima ácida 'Tahiti', mamão Formosa, maracujá e Tangor Murcott). Nesse trabalho será apresentado e discutido alguns tópicos desse projeto piloto na rede Hiperideal em Salvador, BA, enfocando não só o aspecto mercadológico como a aceitação do consumidor para o consumo de produtos oriundos da Produção Integrada. aCarica Papaya aFruta Tropical aMamão aFitossanidade1 aAZEVEDO, C. L.1 aSHIBATA, R. T.1 aGUERREIRO, M. S. S.1 aCARDOSO, C. E. L. tIn:SIMPÓSIO DO PAPAYA BRASILEIRO, 4., 2009, VITÓRIA-ES. Pesquisa científica e a crise no mercado do mamão: anais... Vitória: Incaper, 2009. 1 CD-ROM.