02026naa a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024500590007826000090013752012140014665000220136065300150138270000240139770000220142170000200144370000200146370000210148370000230150477302810152716552122009-01-12 2008 bl uuuu u00u1 u #d1 aDONATO, G. N. aMercado da bananeira ornamentalbatributos relevantes. c2008 aA produção de plantas ornamentais possui um mercado mundial que se encontra em plena expansão, chega a gerar negócios que ultrapassam a 100 bilhões de dólares ao ano, considerando toda a cadeia produtiva (IBRAFLOR, 2008). Para muitos agricultores no Brasil, a produção de plantas ornamentais ainda é uma atividade muito incipiente e problemática, por não ser considerada uma atividade agrícola. Por falta de informação, não se sabe que atualmente a produção de plantas ornamentais é uma atividade consolidada com importância socioeconômica em vários estados brasileiros, sendo a maior parte da produção nacional (90% a 95%) destinada ao mercado interno (CASTRO,1998). Uma das grandes vantagens do uso de fruteiras tropicais, como plantas ornamentais, é a multiplicidade de uso desses materiais, seja em projetos paisagísticos de parques e jardins ou como flores de corte, plantas de vaso para interior ou na produção de minifrutos ornamentais, inéditos no segmento de floricultura do País (LORENZI; MELO FILHO, 2001). A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical detém uma coleção de germoplasma de bananeira que conta atualmente com 400 acessos, sendo vários deles ornamentais. aPlanta Ornamental aGermoplama1 aGUERREIRO, M. S. S.1 aCARDOSO, C. E. L.1 aSOUZA, F. V. D.1 aSOUZA, E. H. de1 aSANTOS, O. N. S.1 aSILVA, M. de J. da tIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20.; ANNUAL MEETING OF THE INTERAMERICAN SOCIETY FOR TROPICAL HORTICULTURE, 54., 2008, Vitória. Frutas para todos: estratégias, tecnologias e visão sustentável: anais. Vitória: INCAPER: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2008.