01992naa a2200289 a 450000100080000000500110000800800410001902000180006010000200007824500120009826000090011030000140011950001420013352011870027565000220146265000220148465000110150665000110151765000230152865000120155165300200156365300110158365300130159465300110160770000210161877300630163916454601997-12-05 1997 bl uuuu u00u1 u #d a85-7383-001-81 aSOUZA, J. da S. aMercado c1997 ap.525-534 aIn: A cultura da banana: aspectos tecnicos, socioeconomicos e agroindustriais. Brasilia: EMBRAPA-SPI/Cruz das Almas: EMBRAPA-CNPMF, 1997. aO comercio internacional de frutas frescas movimenta, anualmente, 40 milhoes de toneladas. E um volume bastante consideravel, visto ser maior que toda a producao brasileira de futas. Deste mercado, quase a metade e comercializado com bananas e citricos, sendo a primeira considerada como a fruta que detem o maior mercado de frutas frescas no mundo. Quando se considera o valor comercial, os citricos possuem o maior dentre todos os tipos de frutas (3,5 bilhoes de dolares), seguido de banana (3 bilhoes de dolares), macas (2 bilhoes de dolares) e uvas (1,5 bilhao de dolares). A importancia do mercado internacional de banana descrita acima e muito pequena, quando se leva em conta a expressividade do mercado interno nos paises produtores, pois do total produzido de banana e "platano" no mundo, apenas 13% sao destinados ao mercado externo, enquanto o maior percentual e comercializado internamente nos locais de producao. Assim, alem da importancia social que estas culturas representam no mundo, a relevancia do mercado (interno e externo) e expressiva, pois movimenta anualmente uma soma consideravel de moeda, gerando emprego, tralaho e desenvolvimento nos paises produtores. acommercialization aindustrialization aprices aBanana aIndustrializaĆ§Ć£o aMercado aConercializacao aMarket aMusa spp aPrecos1 aTORRES FILHO, P. tBrasilia: EMBRAPA-SPI/ Cruz das Almas: EMBRAPA-CNPMF, 1997