01851naa a2200337 a 450000100080000000500110000800800410001902000180006010000170007824500410009526000090013630000140014550001420015952009460030165000130124765000110126065000130127165000130128465000140129765300130131165300150132465300120133965300100135165300130136165300120137465300100138665300160139665300150141270000230142777300630145016454521997-12-05 1997 bl uuuu u00u1 u #d a85-7383-001-81 aALVES, E. J. aPlanejamento de um plantio comercial c1997 ap.261-316 aIn: A cultura da banana: aspectos tecnicos, socioeconomicos e agroindustriais. Brasilia: EMBRAPA-SPI/Cruz das Almas: EMBRAPA-CNPMF, 1997. aPara o exito de um empreendimento, faz-se necessario conhecer os fatores de producao e os recursos essenciais ao seu estabelecimento e a sua conducao. Excluindo-se o capital e o trabalho, os principais fatores de producao em um empreendimento agricola sao: 1) area de cultivo; 2) infra-estrutura; 3) variedade ou cultivar. Para cada um destes fatores e imprescindivel que se estabeleca um planejamento que permita explora-los tanto do ponto de vista tecnico quanto do economico. As diversas atividades que se realizam durante a fase de implantacao do bananal, bem como a previsao de recursos humanos e financeiros, materiais e equipamentos, tanto nesta fase quanto nas posteriores, devem ser previamente planejadas. Na fase de implantacao, as mais importantes estao relacionadas com 1) epoca de plantio; 2) sistemas de espacamento; 3) densidade populacional; 4) coveamento ou sulcamento; 5) selecao e preparo da muda; 6) plantio e replantio. adrainage aBanana aComercio aDrenagem aEmbalagem aCommerce aCoveamento aCultivo aMudas aMusa spp aPackage aScion aSoil liming aSulcamento1 aOLIVEIRA, M. de A. tBrasilia: EMBRAPA-SPI/ Cruz das Almas: EMBRAPA-CNPMF, 1997