01616nam a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024500830008126000400016430000090020452011360021365000140134965300120136365300150137565300160139065300280140616399122000-09-27 1986 bl uuuu u0uu1 u #d1 aRODRIGUES, C. M. aPolíticas editoriaisbprocesso de produção e difusão do conhecimento novo. aCruz das Almas: EMBRAPA-CNPMFc1986 a12p. aAs consideracoes aqui apresentadas, apesar de embasadas num referencial teorico de carater mais abrangente, cristalizam-se, em nivel empirico, na experiencia restrita a geracao e difusao do conhecimento agronomico. Para dar maior consistencia ao texto, pretende-se, em primeiro lugar, colocar os elementos basicos do conceito de politica editorial, analisar o processo de producao e difusao do conhecimento enquanto pratica social e estabelecer o relacionamento entre essas categorias. Espera-se, deste modo, evidenciar que a pretensa objetividade do ideal cientifico escamoteia, na maioria das vezes, o controle e a instrumentalizacao real, encontrando, na editoracao, um campo fertil para o seu fortalecimento, como admite Machado (1983). A politica editorial e entendida como um conjunto de principios e normas estabelecidas para orientar os procedimentos das instituicoes que trabalham com a editoracao. Tal definicao guarda certa coerencia com a formulacao do conceito de politica de comunicacao preconizado pela UNESCO (1974), justificando a vinculacao dessa politica aos pressupostos dos planos nacionais de desenvolvimento. aPolítica aDifusao aEditoracao aExperiencia aPolitica de comunicacao