01469nam a2200169 a 450000100080000000500110000800800410001910000320006024500670009226000670015930000100022652009680023665300310120465300220123570000250125770000170128216387992011-12-01 2009 bl uuuu u0uu1 u #d1 aLINS, O. B. dos S. M. de O. aOs seis elementosbágua, ar, solo, flora, fauna e ser humano. aCruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropicalc2009 a40 p. aA Educação Ambiental é um instrumento relativamente novo, mas fundamental para alertar as pessoas quanto à necessidade e à urgência de conhecer, dimensionar e resolver os problemas concernentes ao meio ambiente. A dinâmica e a interdependência dos muitos fatores envolvidos nos ambientes naturais têm dificultado a sistematização de suas causas e efeitos. Quando essa interação não é considerada, as soluções propostas geralmente resolvem apenas partes dos problemas, e acabam criando outros. A necessidade de separar os principais fatores do sistema para poder enxergar a interdependência do todo, é um dos princípios do método dos seis elementos naturais (água, ar, solo, flora, fauna e ser humano). Autores: Adriana Maria de Aguiar Accioly, CNPMF; Fernanda Vidigal Duarte Souza, CNPMF; Laercio Duarte Souza, CNPMF; Marileni Fancelli, CNPMF; Maurício Antônio Coelho Filho, CNPMF; Olga Benício dos Santos Marques de Oliveira Lins, CNPMF aConservação e proteção aRecursos naturais1 aACCIOLY, A. M. de A.1 aSOUZA, L. D.