01530naa a2200157 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000200007424500570009426000090015152011070016070000210126770000200128877300640130816358922000-10-03 2000 bl uuuu u00u1 u #d a0100-44091 aSILVA, J. R. da aA insercao da fecula de mandioca no mercado de amido c2000 aO mercado de amido e derivados e cada vez mais um mercado industrial. A importancia desses produtos diretamente no varejo diminui a medida que a economia se desenvolve e os habitos de consumo se modificam. Com o aumento e distribuicao da renda, sua demanda tende a crescer como insumo industrial de setores estrategicos como a industria alimenticia, textil, quimica e farmaceutica entre outros. A partir de 1990, com a abertura da economia brasileira e sua insercao no processo de globalizacao, inicia-se um movimento geral de reestruturacao economica, intensificado pelo Plano Real, pela estabilidade da moeda, desregulamentacao e consolidacao do MERCOSUL. Verifica-se, entao, nos diversos setores da economia, uma disputa acirrada pelos mercados. Na busca do aumento da competitividade, as mudancas mais evidetes tem sido a concentracao de capital e a introducao de novas tecnologias nos processos produtivos, gerenciais e comerciais, trazidas principalmente por empresas transnacionais que elegeram a America Latina como importante fronteira a serocupada tendo em vista a expansao dos seus mercados.1 aASSUMPCAO, R. de1 aVEGRO, C. L. R. tInformacoes Economicasgv.30, n.7, p.31-44, Sao Paulo, 2000