02434nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024500720008226000160015430000110017050001380018152016910031965000160201065300350202665300330206165300120209465300310210665300260213765300260216365300150218910059392009-01-26 1997 bl uuuu m 00u1 u #d1 aRIBEIRO, T. Z. T. aPesquisadores da Embrapabreflexões sobre a prática profissional. a1997.c1997 a264 f. aDissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação em Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. aO presente trabalho e um estudo de caso sobre o percurso profissional de seis pesquisadores considerados reflexivos e que estão atualmento lotados nas Unidades de Pesquisa da Região Sudeste, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA. O objetivo desse trabalho de pesquisa e compreender como se configura a prática profissional desses pesquisadores e, com base nessa compreensão, propor algumas reflexões e discussões sobre a institucionalização de programas de formação continuada para pesquisadores da EMBRAPA. Para a realização do estudo de caso foi adotado a abordagem qualitativa de pesquisa e como referncial teórico a literatura adivinda da área educacional. Foi analisada a prática profissional desses pesquisadores e identificadas tres importantes categorais de análise: 1) atuação profissional - foram identificadas cinco competências que esses pesquisadores possuem e que fazem deles profissionais reflexivos; 2) desenvolvimento profissional - a prática foi analisada num contexto individual e coletivo e identificados dois fatores que contribuem para o desenvolvimento profissional; 3) desenvolvimento organizacional - a prática foi analisada no contexto organizacional e foram identificados três fatores que contribuem tanto para o desenvolvimento profissional quanto para o desenvolvimento organizacional. Por último, com base na análise sobre a prática profissional dos sujeitos que compõem a pesquisa e na literatura da área educacional, foram realizadas algumas reflexões nas quais a EMBRAPA poderá se basear para implementar, por meio de políticas e diretrizes, um programa de formação continuada para seus pesquisadores. aPesquisador aDesenvolvimento organizacional aDesenvolvimento profissional aEmbrapa aOrganizational development aPrática profissional aProfessional progress aResearcher