01954nam a2200157 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024501840008226000230026630000110028950000190030052014380031965000220175765000170177910535442018-06-29 1979 bl uuuu m 00u1 u #d1 aQUEIROZ, M. F. de aFluxo e margens de comercializacao de diversos produtos olericolas comercializados na Central de Abastecimento de Minas Gerais S.A - CEASA e Mercados Distritais de Belo Horizonte. aLavras: ESALc1979 a101 p. aTese Mestrado. aO objetivo do trabalho foi analisar descrever o fluxo e margens de comercializacao de doze produtos hortigranjeiros comercializados na CEASA/MG e Mercados Distritais de Belo Horizonte, no mes de setembro de 1978. Analisaram-se tambem as influencias de precos sobre a participacao do produtor e margens de comercializacao, atraves de uma analise de regressao multipla. Os produtos sao os seguintes: Alface lisa (Lactuca sativa L.), Cenoura vermelha (Daucus carota L.), Chuchu (sechium edule), Couve comum (Brassica oleracea L. var,acephala), Jilo comprido (Solanum gilo), Moranga hibrida (Cucurbita moschata x C. maxima), Pepino (Cucumis sativus), Quiabo (Abelmochus esculentus), Repolho hibrido (Brassica oleracea var. capitata), Tomate maca e Tomate Santa Cruz (Licopersicum esculentum Mill) e Feijao vagem (Phaseolus vulgaris L.). Do volume total comercializado dos produtos pesquisados, 82,67% flui do produtor e CEASA/mg. apenas 4,70% do volume distribuido pela Central, e foi atraves dos mercados distritais. O estudo sugere: Desenvolver estudos similares a partir dos custos da producao e incluir outros custos de comercializacao nos tres niveis produtor, atacado e varejo. Financiamento de estruturas de conservcao de produtos horticolas. Promover a criacao e o bom funcionamento de feiras-cobertas e/ou mercados distritais, tambem em cidades do interior. Orientar o produtor no sentido de se organizar informal e formalmente. aComercializaĆ§Ć£o aOlericultura