02510nam a2200253 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024501210007926002190020052016480041965000120206765000150207965000120209465000190210665000120212565000300213765300110216765300110217865300110218970000180220070000170221870000210223515335102019-09-25 2007 bl uuuu u00u1 u #d1 aMARTINS, E. C. aO mercado e as potencialidades do leite de cabra na cidade de Sobralba visão do consumidor.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 7., 2007, Fortaleza. Agricultura familiar, políticas públicas e inclusão social: anais. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2007. 15 f. 1 CD-ROM.c2007 aEste artigo faz uma análise das potencialidades e das oportunidades do mercado de leite de cabra na cidade de Sobral no Estado do Ceará. Os objetivos da pesquisa são: analisar o mercado e as oportunidades de mercado para o leite de cabra e seus derivados na cidade de Sobral; identificar quais os fatores socioeconômicos que exercem influência sobre a decisão dos consumidores de leite de cabra e derivados; identificar as oportunidades para alavancar a eficiência do mercado do mercado de leite de cabra e seus derivados; e avaliar o potencial de desenvolvimento para a produção de leite de cabra. Para tanto, questionários foram aplicados junto a consumidores nos diversos pontos de venda da cidade de Sobral. As principais conclusões mostram que o leite de cabra e seus derivados têm um significativo potencial de mercado, que precisa ser melhor entendido pelos produtores, a fim de que se possa aproveitar as potencialidades e as oportunidades atuais e futuras do mercado. Ainda, na visão dos consumidores, o leite de cabra e seus derivados são produtos diferenciados dos outros leites (principalmente leite de vaca) visto que os consumidores o vêem como um produto que tem um alto valor nutritivo, muito saudável e de boa qualidade. Ademais, para aumentar as suas participações no mercado brasileiro e, ampliar o número o número de consumidores, faz-se necessário que haja uma política agressiva de divulgação dos produtos, assim como, aumentar consideravelmente a oferta de produtos lácteos de origem caprina nos mais diversos pontos de vendas assim como também, diminuir os preços pagos pelo consumidor final. aCaprino aConsumidor aConsumo aLeite de Cabra aMercado aProduto Derivado do Leite aBrasil aCeará aSobral1 aWANDER, A. E.1 aCHAPAVAL, L.1 aBOMFIM, M. A. D.