01246naa a2200157 a 450000100080000000500110000800800410001910000260006024500850008626000090017152007760018065300260095665300210098265300270100377300580103015233572024-01-02 1982 bl uuuu u00u1 u #d1 aBORGES-ANDRADE, J. E. aAvaliação somativa de sistemas instrucionaisbintegração de três propostas. c1982 aO trabalho propoe um modelo de avaliacao somativa de produtos instrucionais, que ofereca tambem a oportunidade de construir conhecimento, integrando as questoes de verificacao de produto eleboradas por Scriven, as variaveis de avaliacao instrucional propostas por Gagne e Briggs, e o modelo CIPP construido por Stufflebeam. O modelo integrado, proposto pelo autor, e descrito em termos de oito componentes e subcomponentes: avaliacao de necessidades, insumo, procedimentos, processo, resultados, suporte, disseminacao e efeitos a longo prazo. Cada um deles e definido funcionalmente e sao descritas as variaveis a ele relacionadas. A seguir, e descrito um plano hipotetico, que utiliza o modelo proposto, visando a avaliacao (e comparacao) de tres produtos instrucionais. aAvaliação somátiva aRecursos Humanos aSistema de avaliação tTecnologia Educacionalgv. 21, n. 46, p. 29-39, 1982.