02155nam a2200157 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024501820008126000160026330000110027950001610029052015060045170000200195770000200197714673532004-12-28 2004 bl uuuu m 00u1 u #d1 aRODRIGUES, G. C. aAs relações públicas contribuindo para o engajamento e a participação do público interno na implantação do Projeto de Gestão de Responsabilidade Social na Embrapa Soja. a2004.c2004 a105 f. aTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. aO processo de implantação de uma gestão de responsabilidade social dentro de uma organização exige um trabalho inicial voltado para a preparação do público interno. O Projeto Experimental "Relações Públicas contribuindo para o engajamento e a participação do público interno na implantação do Projeto de Gestão de Responsabilidade Social na Embrapa Soja" pretende por meio das estratégias de comunicação e das técnicas de Relações Públicas, contribuir para o comprometimento, engajamento e participação do público interno na adoção de uma postura cidadã pela empresa. O trabalho é iniciado com um levantamento das expectativas dos empregados em torno da responsabilidade social e sua inserção na realidade da Embrapa Soja. O conhecimento em torno das características dos empregados é fundamental para direcionar as ações e garantir o sucesso daquilo que se pretende implantar dentro da organização. Para que esse levantamento seja possível é imprescindível que se desenvolvam meios, que proporcionem a troca de informações e a oportunidade de discussão no ambiente interno como workshops, reuniões, informativos, jornal mural. Todo esse processo proporciona o desenvolvimento do conhecimento a respeito do tema da responsabilidade social e do que pretende a organização, o que contribui para que os empregados sintam-se valorizados e queriam atuar como os responsáveis pela implantação das novas práticas socialmente responsáveis da Embrapa Soja.1 aFINCO, M. de O.1 aMONTEIRO, P. C.