02121nam a2200289 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024500630008126000280014430000100017250000260018252012940020865000280150265000290153065000260155965000150158565000170160065000240161765300310164165300250167265300350169765300230173265300270175565300270178265300220180914623722004-09-29 1997 bl uuuu m 00u1 u #d1 aORTEGA, E. M. M. aModelos de preferencia via escalonamento multidimensional. aCampinas: UNICAMPc1997 a189p. aDissertacao Mestrado. aO trabalho tem por objetivo principal estudar os Modelos de Preferencia via Escalonamento Multidimensional, isto e, utilizar as dimensoes mediante a tecnica do Escalonamento Multidimensional apos o processo de interpretacao, as quais sao consideradas novas variaveis nao observaveis independentes nos Modelos de Preferencia. A ideia destes ultimos e a partir de modelagem de cada resposta individual de preferencia, posicionar o individuo no que sera chamado espaco dos estimulos. Estas posiciones sao conhecidas como Pontos Ideais, onde cada individuo, sera representado no espaco dos estimulos por um ponto o qual sera denominado de Ponto Ideal, indicando assim a preferencia maxima do individuo pelos estimulos. Neste espaco, pode-se obter agrupamentos de Pontos Ideais em regioes particulares e estes tem papel importante na predicao de segmentos no mercado. Entende-se por Escalonamento Multidimensional tecnica multivariada descritiva que permite analisar dados relativos a preferencia e semelhancas. Por outro lado os Modelos de Preferencia sao processos que permitem analisar, atraves de experimentos, variaveis cujas respostas expressem preferencias individuais. Outro objetivo do trabalho e divulgar a tecnica atraves de sua aplicacao a um conjunto de dados reais de preferencia. acorrespondence analysis amultidimensional scaling amultivariate analysis astatistics aEstatĂ­stica aPesquisa de Mercado aAnalise de correspondencia aAnalise multivariada aEscalonamento multidimensional aMarketing research aModelo de preferĂȘncia aModelos de preferencia aPreference models