03567nam a2200313 a 450000100080000000500110000800800410001910000160006024500520007626001100012830000110023849000470024952026530029665000160294965000290296565000180299465000190301265000150303165000310304665300200307765300180309765300180311565300140313365300160314765300150316365300170317865300310319565300270322614261602011-06-28 2006 bl uuuu 00u1 u #d1 aSIMEÃO, E. aComunicação extensiva e informação em rede. aBrasília, DF: Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentaçãoc2006 a277 p. a(Comunicação da informação digital, 2) aCapítulo 1: Comunicação Extensiva, linguagem plástica da informação em rede. Evolução da leitura e do texto. Formatos da Cultura Oral e Escrita. Meio é Mensagem (evolução dos suportes). Comunicação Extensiva e Intensiva. Comunicação Orgânica: Metáfora atual. Capítulo 2: Origens e epistemologia da Ciência da Informação e Comunicação. Ciência da Informação e renascimento científico. A Teoria Crítica. Cibernética, modelo fundador da comunicação moderna. Uma Teoria social para a informação. Comunicação Extensiva e a estrutura do conhecimento registrado. Capítulo 3: Documentação em (r )evolução. Sociedade em rede e sem papel. Ordem e controle, imperativos da comunicação científica e tecnológica. Paradigmas da nova ordem documental. Crescimento exponencial do canal. Capítulo 4: Produção e avaliação da ciência Moderna.Formalização de suportes, formatos e conteúdos. Modelos e indicadores para avaliação das revsitas. Impacto e qualidade no modelo extensivo. Editores e Peer review: filtro científico em adaptação. (Re )organizando a comunidade no modelo extensivo. Capítulo 5: Modelo extensivo e indicadores. Formato eletrônico e práticas de comunicação. Migração e Transmutação. Atributos e indicadores da Comunicação extensiva. Aplicação da metodologia no Portal da Capes. Descrição do Portal da Capes (população e amostra). Principais plataformas (editoras e bibliotecas). Capítulo 6: Resultados da aplicação do modelo. Áreas do conhecimento em interação. Idioma e país de origem, sinais da supremacia. Cientificidade tradicional. Origem do corpo editorial. Periodicidade (in)dependente. Organização dos conteúdos e idade das coleções. Textos em adaptação. Instrução para autores. Impacto dos periódicos. Capitulo 7: Resultados das características puras do formato eletrônico. Tamanho da página principal (index) e links. Código identificador e serviços de citação. Serviços de citação em evolução. Correlação de conteúdos em nível avançado. Indexação (Bases internas e externas) e Buscas. Linguagem das páginas e textos. Produtos e Serviços de informação. Hiperlinks internos e externos e multimídia. Capítulo 8: Como medir a Interatividade. Média de Interatividade por Plataforma. Interatividade por Área do Conhecimento. Interatividade e tamanho, formato e número de links. Conclusão para Interatividade. Capítulo 9: Como medir a Hipertextualidade. Média de hipertextualidade por plataforma. Conclusão para hipertextualidade. Capítulo 10: Como medir a Hipermidiação. Capítulo 11:Conclusões e Recomendações. ainformation aCiência da Informação aComunicação aDocumentação aTecnologia aTecnologia da Informação aBiblioteconomia aCommunication aDocumentation aExtensão aHipermídia aHipertexto aInformação aScience of the Information aTeoria da informação