02621nam a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000170006024500830007726000570016030000110021750000530022852020280028165000290230965000090233865300170234765300170236465300210238170000130240214102722015-06-11 2007 bl uuuu 00u1 u #d1 aPETERSEN, P. aConstrução do conhecimento agroecológicobnovos papéis, novas identidades. aRecife: Articulação Nacional em Agroecologiac2007 a283 p. aCaderno do II Encontro Nacional de Agroecologia. aIntrodução; Seção 1 - Sínteses de experiências em redes. Construção do conhecimento agroecológico: síntese de dez experiências desenvolvidas por organizações da Articulção Nacional da Agroecologia; Articulação Mineira de Agroecologia: o papel das redes na construção do conhecimento agroecológico; A trajetória da Rede Ater Nordeste: construindo conhecimento agroecológico pelo nordeste brasileiro; Seção 2 - Experiências institucionais. Produzir sem destruir: a experiência da associação dos produtores alternativos de Ouro Preto do Oeste (RO); Multiplicação dos conhecimentos agroecológicos: a experiência da extensão rural na região Tocantina (Pará); Construção do conhecimento agroecológico em redes de agricultores-experimentadores: a experiência de assessoria ao pólo sindical da Borborema; Promoção da agroecologia na cidade: reflexões a partir do programa de agricultura urbana da AS-PTA; O centro de agricultura alternativa do norte de Minas e sua experiência com a criação e assessoria à cooperativa de agricultores familiares e agroextrativistas Grande Sertão; A experiência do do grupo de agricultores experimentadores e monitores de sistemas agroecológicos no Vale do Rio Doce; Estruturação da cadeia produtiva da cana-de-açúcar com experimentação e gestão participativa; O programa de formação de agricultores(as): uma estratégia para a construção coletiva de conhecimentos em agroecologia; Construção participativa de um modelo de formação de educadores(as) comunitários(as) em segurança almentar e nutricional e agricultura urbana; multiplicação de sistemas agroflorestais: a experiência do centro Sabiá no agreste pernambucano; Caminhos metodológicos para a transição agroecológica: a experiências na região de Sobradinho e do baixo sul da Bahia; Seção 3 - Artigos sobre educação. Educação do campo e agroecologia; Escola família agrícola Paulo Freire: iniciativas para vivenciar a agroecologia na formação dos jovens. aAgricultura Sustentável aRede aAgroecologia aConhecimento aEducação rural1 aDIAS, A.