01139naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024500850007926000090016450000330017352005100020665000190071665000120073565300290074765300280077670000160080470000250082077300880084514099772022-11-22 2008 bl uuuu u00u1 u #d1 aMOTA, D. M. da aAtores, canais de comercialização e consumo da mangaba no nordeste brasileiro. c2008 aDisponível também on-line. aO objetivo deste artigo é analisar processos que vão do extrativismo ao consumo da mangaba, enfatizando os diferentes atores em cena, as suas relações, os canais de comercialização e as características do consumo. A pesquisa foi realizada no nordeste do Brasil (BA, AL, SE e PE), por meio de métodos qualitatitivos e quantitativos. Os principais resultados mostram uma fraca tendência de domesticação para atender à demanda crescente do mercado e ameaças ao extrativismo por fatores externos. aFruta Tropical aMangaba aHancornia speciosa Gomes aPopulação tradicional1 aSCHMITZ, H.1 aSILVA JÚNIOR, J. F. tRevista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, DFgv. 46, n. 1, jan./fev. 2008.