01385naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500690008026000090014952008030015865000170096165000170097865000260099565300170102165300190103865300250105770000230108277300740110513481392012-06-04 2003 bl uuuu u00u1 u #d1 aANEFALOS, L. C. aEstrutura do mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais. c2003 aEste trabalho tem como objetivo estudar a estrutura do setor de flores e plantas ornamentais do Brasil e verificar as perspectivas de suas inserções no comércio internacional, pois nos últimos anos têm ocorrido esforços na estruturação do mercado, ampliação do mix de espécies e variedades, profissionalização dos agentes da cadeia produtiva e maior facilidade de acesso a novas tecnologias de produção. Foi analisada a estrutura deste setor, tendo como referência o ano de 2000, com base na teoria insumo-produto e para o cálculo de multiplicadores, índices de ligações (Rasmussen-Hirschman e puros) e campos de influência. Os resultados permitem entender melhor o impacto desse setor na economia brasileira e avaliar sua competitividade e desempenho no mercado internacional. afloriculture aFloricultura aMercado Internacional aInput-output aInsumo-produto aInternational market1 aGUILHOTO, J. J. M. tAgricultura em São Paulo, São Paulogv.50, n.2, p. 41-63, dez.2003.