02126naa a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024500860008226000090016830000210017752013680019865000130156665000150157965000130159465000220160765000240162965000100165365300110166377302340167413266982009-03-25 2008 bl uuuu u00u1 u #d1 aBISCOLA, P. H. N. aValor percebido pelos consumidores em relação aos supermercados de vizinhança. c2008 a15 p.c1 CD-ROM. aNo Brasil, os varejos de grande escala estão perdendo espaço para formatos menores como os supermercados de vizinhança. Nesse contexto, observa-se que o consumidor busca realizar suas compras em locais que diminuam seu sacrifício e aumentem seu benefício. Entender esses fatores que levam um consumidor a escolher um supermercado de vizinhança para efetuar suas compras subsidiará a criação de estratégias de marketing mais eficientes, tanto para os pequenos varejistas como para as grandes redes que operam com esses formatos. Para melhor compreensão desse fenômeno, formulou-se o seguinte problema de pesquisa: quais os sacrifícios e benefícios que levam os consumidores a escolherem o supermercado de vizinhança para realizarem suas compras de alimentos? Uma revisão do conhecimento a respeito de valor percebido e de seus antecedentes foi realizada. Uma pesquisa exploratória em profundidade com 51 donas-de-casa (26 da baixa renda e 25 da alta renda) foi conduzida em uma média cidade brasileira. Os resultados apontaram a preocupação das consumidoras com a questão da variedade e tempo na fila. A ética e estima foram valorizados pelas entrevistadas de baixa renda. A proximidade foi citada como atributo importante, juntamente com a qualidade do açougue desse varejo. Limitações e sugestões para novas pesquisas são apresentadas. aAlimento aConsumidor aEconomia aMercado Varejista aPesquisa de Mercado aRisco aBrasil tIn: JORNADA CIENTÍFICA DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO OESTE, 6., 2008, Campo Grande, MS. Perspectivas para o desenvolvimento econômico e organizacional do Centro-Oeste brasileiro: [anais]. Campo Grande, MS: UFMS, 2008.