03163nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000250006024500520008526000290013730000090016650000110017552026320018665300230281865300120284165300090285365300120286265300140287465300110288865300100289965300240290913238472015-02-11 2000 bl uuuu u0uu1 u #d1 aENCARNACAO, R. de O. aA importancia do escutar na comunicacao humana. aCampo Grande: UFMSc2000 a44p. aCNPGC. aA comunicacao e praticamente o nucleo da existencia humana e tem acompanhado o homem desde os seus primordios. E um fenomeno complexo e se desenvolve a partir da interacao entre o "falar" e o "escutar". Corpo, emocao e mesmo o silencio, todavia, participam. Apesar de toda a complexidade da comunicacao humana, "o escutar" parece desempenhar uma relevante funcao em todo esse processo, principalmente, sob a otica da Ontologia da Linguagem. Desenvolvida a partir da decada de cinquenta, essa da a comunicacao um enfoque mais dinamico, onde a linguagem gera acao e pode transformar o mundo, alem de sua visao ultrapassada de que a linguagem apenas descreve realidades. Imaginamos que, ao falar claro, alto e objetivamente, a mensagem sera recebida da mesma maneira como foi emitida. Entretanto, o fenomeno da comunicacao nao depende do transmitido, mas do que ocorre com a pessoa que recebe a mensagem. Dessa forma, quando o que se tem dito nao e escutado na forma esperada, comeca a crise, com historias e juizos acerca de como sao as outras pessoas, produzindo consideraveis problemas na comunicacao. O escutar e sempre ativo, pois, ao faze-lo, geramos um mundo de interpretacoes. Assim, escutamos mais do que palavras e frases: escutamos acoes. Normalmente, ao escutar alguem, criamos nossas interpretacoes (historias) e, atraves destas, julgamos quem fala e o que e falado. E, em geral, baseado nessas interpretacoes, costumamos criar uma identidade a respeito de quem nos falou (ao falar, criamos nossa identidade no escutar do outro). Portanto, a essencia de uma conversa, ou o sucesso/fracasso de sua comunicacao, depende muito mais das interpretacoes e historias criadas por quem escutou, do que da qualidade, beleza e coerencia daquilo que foi dito. Para escutarmos, efetivamente, e preciso que estejamos em verdadeira comunhao (sintonia) comquem esta falando, e dando real atencao ao que se esta dizendo, abandonando todas as resistencias, preconceitos e demais barreiras existentes. Tendo em vista que as conversas sao a base da comunicacao humana, nada mais importante do que melhorarmos nossas competencias com relacao ao escutar. Alias, alguns dos segredos de trabalhar e viver bem com os outros, tem a ver com sermos competentes em desenhar estas conversacoes. Estas sao competencias fundamentais para convivencia harmoniosa tanto no seio da familia, no trabalho, entre amigos, como no dia a dia. Adicionalmente, o autor relata o papel do escutar efetivo nos processos modernos de gerenciamento e de transferencia de informacao, alem de sua experiencia pessoal/profissional no contexto do tema. aComunicacao verbal aEscutar aHear aLiguage aLinguagem aListen aOuvir aVerbal comunication