02115naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000310006024500750009126000090016630000210017552014460019665000260164265000130166865300170168165300160169870000230171470000200173770000140175770000210177177300930179212754872008-05-08 2007 bl uuuu u00u1 u #d1 aWANDERLEY JUNIOR, J. S. A. aEscola do algodãobMetodologia participativa de produção orgânica. c2007 ap. 1-6c1 CD-ROM aA lavoura do algodão (Gossypium hirsutum L.) tem sido deixada em segundo plano pelos agricultores familiares, pois os custos de produção convencional são altos e inviáveis para se inserirem na diversidade da agricultura familiar. No entanto, são notórios os esforços dos agricultores em entender e adaptar, para cada realidade, as tecnologias de produção do algodão. Essa perspectiva surge numa proposta ampla de inserção da lavoura do algodão na agricultura familiar de base agroecológica no Nordeste brasileiro. O projeto foi executado em dois Assentamentos do município de Remígio-PB. A metodologia utilizada foi inspirada na Escola de Campo Participativa que constou de uma parcela comunitária de cultivo de algodão, onde foram realizadas as capacitações na forma de oficinas temáticas, ministradas de acordo com as fases do ciclo da lavoura. A experimentação com base no conceito de agricultor/pesquisador foi extremamente valorizada, através da inserção de práticas agroecológicas para a construção de um conhecimento adaptado à realidade local. Dessa forma, o objetivo do projeto foi reconhecer as experiências (conhecimento tradicional) praticadas pelos agricultores familiares e junto com o conhecimento científico convencional promover o desenvolvimento de sistemas de produção diversificados, levando-se em consideração a efetiva participação das comunidades de agricultores(as) familiares. aAgricultura Orgânica aAlgodão aAgroecologia aSemi-árido1 aSILVA, M. N. B. da1 aSOUSA, M. F. de1 aALVES, I.1 aSANTOS, F. do N. tIn: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 6., 2007, Uberlândia. Anais... Uberlândia, 2007.