02605naa a2200157 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500600008026000090014030000190014952017740016865000150194265300080195777304820196512560822010-11-10 2009 bl uuuu u00u1 u #d1 aCARVALHO, G. M. aTICs e educaçãobuma abordagem contextual brasileira. c2009 aNão paginado. aSabe-se que o uso das várias tecnologias existentes está aumentando a cada dia em todo o mundo e que o acesso as mesmas está cada vez mais intenso. Nesse contexto o presente trabalho pretende, inicialmente, explicitar as novas tecnologias e suas devidas utilidades em um contexto histórico educacional no Brasil enquanto ferramenta metodológica e suas várias utilidades. Outro ponto a ser abordado é a condição de acesso tecnológico de cada cidadão, levando em consideração suas condições regionais e considerando a distribuição tecnológica em diferentes partes do país, portanto serão explorados dados fornecidos pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação - CETIC, através de pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, do atual contexto tecnológico e educacional do cidadão brasileiro com o objetivo de levantar informações sobre o contexto geral. Faz-se necessário, também, observar alguns aspectos proporcionados pelo uso das TICs, nesse caso serão abordados pontos tanto que envolvam a organização quanto a simulação utilizados para a melhor educação do indivíduo. Oportunamente, observar-se-á a utilização tecnológica discente e docente, na intenção de argumentar sobre as prováveis distorções de informação causadas pelo uso das ferramentas metodológicas por diferentes públicos, nesse caso a audiência e o professor. Tal pesquisa se justifica na condição de que devemos considerar, democraticamente, o acesso tecnológico do indivíduo como um todo observando suas variações na condição de cidadão por hora educado formalmente, proporcionando um melhor acesso a informação e, possivelmente, uma melhor condição educacional no contexto em que vive. aEducação aTIC tIn: CONFERENCIA IBEROAMERICANA EN SISTEMAS, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA, 8.; SIMPOSIM IBEROAMERICANO EN EDUCACIÓN, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA, 6.; SIMPOSIUM INTERNACIONAL EN COMUNICACIÓN DEL CONOCIMIENTO Y CONFERENCIAS, 4.; SIMPOSIUM IBEROAMERICANO EN GENERACIÓN, COMUNICACIÓN Y GERENCIA DEL CONOCIMIENTO; CONFERENCIA IBERO-AMERICANA EN INGENIERÍA E INNOVACIÓN TECNOLÓGICA, 2009, Orlando. Memorias... Florida: International Institute of Informatics and Systemics, 2009.