01609naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024500770007826000090015552010370016465000220120165000120122365000130123565000130124865000220126165000150128370000250129877300800132312512462009-02-11 2005 bl uuuu u00u1 u #d1 aOTSUBO, A. A. aAspectos sócioeconômicos da cultura da mandioca no Mato Grosso do Sul. c2005 aA cultura da mandioca em Mato Grosso do Sul vem mudando seu perfil que, de caráter estritamente social, passou a ter importância econômica em função da instalação de indústrias do setor, notadamente de fécula. O eixo do plantio da mandioca entre as regiões deslocou-se, ao longo dos anos, para aquelas em que se concentram o parque industrial. Apesar da grande maioria da produção ser obtida em pequenas áreas, já é significativa a presença dos grandes plantios. O consumo de mandioca de mesa no Estado é elevado, correspondendo a 1,82 kg/família/semana, colocando-o entre os principais hortigranjeiros. A mandioca de mesa é um dos produtos que apresenta maior Margem e "Mark-ups" no complexo sistema de comercialização, sendo seu preço final ao consumidor extremamente acrescido pelos intermediários, apesar da totalidade da produção ser local. As políticas agrícolas adotadas no período consolidaram as culturas de soja e milho, em detrimento das culturas básicas como a mandioca, o arroz e o feijão. aComercialização aConsumo aCrédito aMandioca aManihot Esculenta aProdução1 aMELO FILHO, G. A. de tRevista Brasileira de Mandioca, Cruz das Almasgv. 18, n. 2, p. 7-16, 2005.