01935naa a2200277 a 450000100080000000500110000800800410001910000240006024500850008426000090016930000150017852009750019365000150116865300360118365300380121965300520125765300270130965300230133665300310135965300410139070000190143170000170145070000170146770000170148477301560150110025062009-08-04 1994 bl uuuu u00u1 u #d1 aCASTRO, A. M. G. de aDemandabanalise prospectiva do mercado e da clientela de P & D em agropecuaria. c1994 ap. 165-202 aConceituação teórica. Problema de identificação e priorização de demandas no centro de P & D: a prospecção de tecnologia. Visão prospectiva da tecnologia. O enfoque sistêmico na prospecção tecnológica. Segmentação de mercado: o mercado de tecnologias. A questão metodológica. Desenvolvimento de um modelo para caracterizar e avaliar demandas da clientela de P & D: o caso da EMBRAPA. Mudanças na EMBRAPA e criação do SEP. Processo de caracterização de demandas. Caracterização de demandas na unidade descentralizada. Em centros de produtos e serviços técnicos. Em centros ecorregionais e empresas estaduais de pesquisa. No centro temático. Prospecção tecnológica no Conselho Assessor Regional (CR). Prospecção Tecnológico no Conselho Assessor Nacional (CN). Priorização de demandas: o método de escores. Implementação e avaliação da prospecção tecnológica na EMBRAPA. Implementação. Avaliação. Referências Bibliográficas aTecnologia aAnálise prospectiva do mercado aClientela de P&D em agropecuária aEnfoque sistêmico na prospecção tecnológica aMercado de tecnologias aMétodo de escores aPesquisa e desenvolvimento aProspecção tecnológica na Embrapa1 aPAEZ, M. L. D.1 aCOBBE, R. V.1 aGOMES, D. T.1 aGOMES, G. C. tIn: GOEDERT, W. J.; PAEZ, M. L. D.; CASTRO, A. M. G. de (Eds.). Gestão em ciência e tecnologia: pesquisa agropecuária. Brasília: EMBRAPA-SPI, 1994.