01783naa a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024501010008226000090018352011750019265000100136765000150137765300280139265300500142065300130147070000230148377300830150611575682019-03-13 2007 bl uuuu u00u1 u #d1 aALMEIDA, E. S. de aO custo de transporte como barreira ao comércio na integração econômicabo caso do Nordeste. c2007 aEste trabalho visa avaliar as opções de integração tanto externas quanto internas para o Brasil e para o Nordeste brasileiro. Dá ênfase à promoção da integração econômica com base na redução dos custos de transporte. Para comparar os efeitos da integração econômica externa e da interna para o Nordeste, constrói o modelo de equilíbrio geral aplicado espacial Brasil-space, alimentado por base de dados que retrata a estrutura econômica do país. Sugere o provimento de infra-estrutura física que reduza os custos de transporte com os outros países como alternativa às negociações internacionais difíceis e extremamente lentas. Conclui que em termos de eficiência para a economia nordestina, os ganhos de bem-estar da integração externa são apenas um pouco maiores do que os da integração interna, embora o nível geral de preços aumente menos neste tipo de integração do que naquela. Em termos de eqüidade, a redução percentual no coeficiente de Gini da integração externa do Nordeste aos blocos econômicos é apenas ligeiramente mais acentuada do que na integração interna do Nordeste com as outras macrorregiões brasileiras aCusto aTransporte aIntegração econômica aModelo de equilíbrio geral aplicado espacial aNordeste1 aGUILHOTO, J. J. M. tRevista Econômica do Nordeste, Fortalezagv. 38, n. 2, p. 224-243, abr. 2007.