02912nam a2200361 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024501250007926001950020430000140039952016090041365000290202265000220205165000350207365000260210865000270213465000330216165000330219465000310222765000330225865300300229165300280232165300340234965300320238365300210241565300200243665300170245670000230247370000190249670000190251570000160253411575252024-05-23 2003 bl uuuu u00u1 u #d1 aTONNEAU, J. P. aDesenvolvimento territorial e convivência com o Semi-Árido brasileirobexperiência de aprendizagem: relatório final. aIn: SEMINÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO, 2003., Petrolina. Experiência de aprendizagem. Petrolina: Embrapa Semi-Árido; FAO; CIRADc2003 c1 CD-ROM. aO relatório final do Desenvolvimento Territorial e Convivência com o Semi-Árido Brasileiro, Experiências de Aprendizagem: Introdução: O Programa Fome Zero – PFZ propõe uma política de segurança alimentar aliada ao desenvolvimento sustentável tendo como base: · Políticas estruturais voltadas para as causas mais profundas da fome e da pobreza; Políticas específicas para atender diretamente as famílias que não têm acesso à alimentação com qualidade, quantidade e regularidade necessárias; · Políticas locais implantadas pelas prefeituras e pela sociedade civil. Dois municípios pilotos do Piauí (Acauã e Guaribas) foram escolhidos para testar as condições de implantação do Programa Fome Zero. É neste quadro que a Embrapa vem participando, em parceria com outras instituições, da reflexão sobre a construção de uma política de segurança alimentar e nutricional. Parte 1. Situação do Semi-Árido brasileiro; Desenvolvimento Sustentável e planejamento; O desenvolvimento territorial; Educação e comunicação para o desenvolvimento; Parte II. Ensinamentos da avaliação das escolas de campo Processo metodológico; A Escola de Campo: A experiência inicial; Os conceitos; Outras experiências de escola de campo: na África; Outras experiências agrícolas e Outros desdobramentos; Escola de Campo: a experiência brasileira - O contexto; Parte III. Experiências de desenvolvimento e de convivência no Semi-Árido; Parte IV. Orientações para uma metodologia ampliada no enfoque de desenvolvimento territorial; O planejamento territorial; Escola de campo; aResearch and development aRural development aDesenvolvimento Cooperativista aDesenvolvimento Rural aDesenvolvimento Social aDesenvolvimento Sustentável aPolítica de Desenvolvimento aProjeto de Desenvolvimento aTransferência de Tecnologia aAgricultor experimentador aConvivência com a seca aConvivência com o semiárido aDesenvolvimento territorial aEducação rural aEscola de campo aEscola rural1 aSILVA, P. C. G. da1 aCARTAXO, W. V.1 aMENEZES, E. A.1 aGAVIRIA, L.