01480naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500670008026000090014752009370015665000150109365300210110865300140112965300210114365300150116465300150117965300160119477300640121011552572023-01-16 2004 bl uuuu u00u1 u #d1 aOLIVEIRA, W. C. aLudicidadaniabbrincando com a educação em Direitos Humanos? c2004 aA partir de uma caracterização específica de ludicidade, da conceituação de cidadania/direitos humanos e da definição de autoconhecimento, cuja prática articulada conduz à ludicidadania, esta síntese de pesquisa de mestrado apresenta de que maneira a relação entre elas tem importância na história de vida e na formação de professores e como isso repercute no processo pedagógico. Tomando como referência a etnopesquisa crítica, a metodologia qualitativa entrevistou dez professoras, de duas escolas. A dissimulação do preconceito racial contra os negros emergiu como elemento indispensável para ser considera- do no processo educacional brasileiro. Propondo a superação da visão que o lúdico se opõe ao trabalho, os resultados englobam limites e potencialidades das práticas lúdicas na educação e destacam que o eixo condutor da prática educativa está na vi- são de mundo predominante no educador. aEducação aAutoconhecimento aCidadania aDireitos Humanos aFormação aLudicidade aProfessores tBahia Análise e Dados, Salvadorgv.14, n.1, p.61-75, 2004.