01844naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500400008026000090012052012790012965000190140865300120142765300170143965300150145665300310147165300320150270000150153477300890154911253662008-12-08 2008 bl uuuu u00u1 u #d1 aSOUZA, E. M. de aAmigos, amigosbnegócios à parte? c2008 aNeste trabalho, teve-se por objetivo analisar a forma como executivos masculinos do setor financeiro conceituam amizade no ambiente de trabalho e como percebem o apoio social recebido de amigos. Foram entrevistados dez executivos do setor financeiro, responsáveis por área estratégica, visando obter informações sobre a influência das relações de amizade no local de trabalho para a construção de apoio instrumental, informacional e emocional desses entrevistados. O tipo de pesquisa é qualitativo e o método utilizado foi o estudo de caso em que se usou a técnica de entrevista narrativa. Para tanto, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com os executivos. Apesar do caráter abstrato e despersonalizado atribuído às pessoas no trabalho por alguns teóricos e por organizações contemporâneas, que consideram o ambiente organizacional como um local neutro e isento de manifestações de ordens social e afetiva, todos os participantes reconheceram a presença de relações de amizade no ambiente de trabalho. Embora o conceito de amizade tenha diferido entre os pesquisados, todos afirmaram, independentemente do conceito adotado, que as amizades representam importante fonte de apoio social, em suas formas instrumental, emocional e informacional. asocial support aamizade aapoio social afriendship ainterpersonal relationship arelacionamento interpessoal1 aGARCIA, A. tRevista de Administração, São Paulogv.43, nº 3, p.238-249, jul./ago./set. 2008.