01668naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024500370007926000090011650000190012552010600014465000140120465000150121865300120123365300250124565300510127065300450132177300960136611247292008-08-12 2007 bl uuuu u00u1 u #d1 aARAÚJO, M. de aInovação, cliente e marketing. c2007 aPonto de Vista aTodo ponto de vista costuma refletir opiniões ou conhecimentos consolidados pelo tempo. Este, em especial, é calcado na experiência profissional. Em 1994, respondendo a um apelo do Setor Público, atendi a um edital para contratar um especialista em planejamento estratégico orientado para o mercado. Certamente, quem encomendara o concurso ao Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cesp/UnB) não tinha a exata dimensão da função de um especialista em marketing, especialmente em planejamento estratégico orientado para mercado. Finalmente, fiz as provas, que estavam extremamente adequadas à referida função. O que fez o pretendente em questão acreditar que a empresa já havia implantado o marketing tático e, por isso, deveria empreender inteligência competitiva, isto é, analisar e monitorar todos os fatores de mercado. Passei no concurso em primeiro lugar, sendo contratada com certa brevidade. Na ocasião, entre a compreensão do que era atividade de marketing na prova em relação à realidade, a lacuna foi surrealista. amarketing aInovação aCliente aGestão de marketing aPlanejamento estratégico orientado ao mercado aProcesso de administração de marketing tRevista de Política Agrícola, Brasília, ano 16gn. 4, pag. 132-133, jul./ago./set. 2007.