02530nam a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024500880007826000170016630000090018350001400019252019170033265000130224965000280226265300280229065300300231811201862017-05-23 2006 bl uuuu m 00u1 u #d1 aTHOMÉ, M. F. aFerramenta de suporte para inteligência competitivabum estudo de caso na EMBRAPA. a2006 .c2006 a98 f aDissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação)- Universidade Católica de Brasília, Brasília-DF. aA sobrevivência de uma organização, na Era da Globalização, depende cada vez mais de sua capacidade de antecipação às ameaças e oportunidades que surgem no ambiente. Ganhar agilidade e flexibilidade diante das constantes mudanças no mercado, ser capaz de competir internacionalmente, exige que as organizações assimilem rapidamente o desenvolvimento de novas tecnologias e de novas formas de comercialização, fazendo com que a Inteligência Competitiva- IC passe a ser parte integrante do processo organizacional. A utilização de ferramentas adequadas para a gestão dos negócios, buscando analisar, entender e divulgar as informações existentes no ambiente externo, que facilite a tomada de decisão, faz a diferença em qualquer organização, em qualquer ramo de conhecimento e em qualquer segmento de atuação. Este estudo visou identificar as necessidades de uma ferramenta de suporte à IC que aborde de forma integrada e tempestiva as necessidades da Embrapa, fornecendo informações analisadas para que se possa tomar decisões mais seguras e com oportunidade, garantindo o seu futuro tecnológico. A fundamentação teórica concentrou-se nas áreas de Inteligência Competitiva e Ferramentas de IC. Foram entrevistados, através de questionário, 9 indivíduos, gerentes dos Escritórios de Negócio da Embrapa Transferência de Tecnologia (SNT). Constatou-se que apesar de não terem familiaridade com o tema em questão- IC, eles percebiam uma similaridade com as atividades praticadas e se preocupavam com a internalização dos conceitos. Ficou clara a busca desses respondentes por ferramentas que contribuam na tomada das decisões. A metodologia empregada na pesquisa permitiu identificar as demandas da população pesquisada, obtendo os aspectos fundamentais para subsidiar a definição das diretrizes de uma ferramenta para dar suporte à implementação do processo IC. aPesquisa aSistema de Informação aGestão de conhecimento aInteligência competitiva