01974nam a2200265 a 450000100080000000500110000800800410001910000170006024501450007726001820022230000100040452010580041465000170147265000220148965000170151165000160152865000250154465000100156965000220157965000170160165300260161865300190164470000200166370000250168321605662024-03-21 2023 bl uuuu u00u1 u #d1 aMORICONI, A. aEstratégia de resistênciaba comercialização digital de produtoras de café do Norte Pioneiro do Paraná, Brasil.h[electronic resource] aIn: ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS, 10., 2023, São Carlos. Terra, fome e poder: desafios para o rural contemporâneo: [trabalhos]. São Carlos: Rede de Estudos Ruraisc2023 a17 p. aResumo: Esse trabalho é uma síntese de um estudo mais abrangente sobre a inserção econômica de produtoras de café da região do Norte Pioneiro- PR. Esse processo ocorreu através de ações desenvolvidas por meio da criação de um coletivo de mulheres e da comercialização digital do café. Nesse trabalho destaca-se aspectos da trajetória das mulheres atuantes no projeto, os interesses em torno da comercialização de café, os meios de comercialização adotados pelas mulheres. A análise envolveu a aplicação de um conjunto de técnicas da metodologia qualitativa. Foram realizadas visitas às unidades de produção do projeto café e também, entrevistas com base em um roteiro semiestruturado. Constatou-se avanços na comercialização gerado pelos meios digitais, principalmente no período da pandemia da Covid 19, substituindo meios de comercialização presenciais e concluí que os meios digitais estimularam a promoção social e econômica das mulheres. O conhecimento gerado subsidia a formulação de políticas públicas. aCoffee beans aCommercialization aFamily farms aRural women aAgricultura familiar aCafé aComercialização aMulher Rural aInserção econômica aMeios digitais1 aABREU, L. S. de1 aMONTEBELLO, A. E. S.