01848nam a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001902400350006010000250009524501170012026001150023752011580035265000140151065000170152465000110154165300210155270000230157370000260159670000200162221591512023-12-05 2021 bl uuuu u00u1 u #d7 a10.29327/sinbrasil.4495632DOI1 aMELO, S. de S. C. de aQueijo do Marajóbuma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização.h[electronic resource] aIn: SIMPÓSIO NACIONAL DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 1., 2021, Frutal. Anais... Frutal: UEMGc2021 aO queijo do Marajó ainda é comercializado apenas no Brasil devido à falta de regulamentação para a exportação, porém superado esse entrave jurídico os queijeiros precisam observar quais estratégias deverão utilizar para cada mercado. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de estratégia de marketing para a internacionalização do queijo do Marajó para o mercado argentino. De natureza qualitativa o trabalho visou valorar de forma mais aprofundada e subjetiva estratégias para a internacionalização, apresentando seus desafios e impactos. O resultado que se obteve foi que o produto é de extrema capacidade competitiva, mas possui grandes gargalos que retardam esse avanço para além do mercado nacional. Com isso, buscamos criar um cenário de prospecção de um plano de marketing para a futura inserção no mercado externo. Realizou-se uma análise nos ambientes interno e externo que trouxe fechos para análise SWOT. Em seguida, foi feita uma abordagem no seguimento, targeting e posicionamento para a implementação do produto no marketing-mix. E por fim, foram avaliadas sua implementação e formas de controle. aMarketing aExportação aQueijo aQueijo artesanal1 aBARRADAS, F. E. C.1 aSOUSA, L. de N. O. de1 aCOSTA, M. D. da