03328naa a2200265 a 450000100080000000500110000800800410001902400640006010000210012424501220014526000090026750001090027652024330038565000220281865000220284065000120286265000100287465000150288465000120289965300240291170000230293570000240295870000200298277300600300221586862023-11-24 2023 bl uuuu u00u1 u #d7 ahttp://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.272322DOI1 aSOARES, C. A. L. aEconomicidade e sustentabilidade influenciam a intenção de compra dos consumidores de café.h[electronic resource] c2023 aTítulo em inglês: Economicity and sustainability influence the purchase intention of coffee consumers. aRESUMO - Compreender as preferências e o comportamento do consumidor oferece a possibilidade de entender a aceitação ou rejeição de determinados produtos e de incentivar a criação de ?marketing sensorial?. Para analisar as hipóteses do estudo de que as características não sensoriais possibilitam a criação de fatores que influenciam a intenção de compra, e de que os consumidores podem ser agrupados em razão dos atributos avaliados no momento da compra, os dados foram submetidos a um estudo exploratório e analisados pela técnica multivariada. Utilizou-se a análise fatorial, para determinar quais atributos são importantes para a decisão de compra de café, e a análise de agrupamento, para definir os grupos dos consumidores da bebida. Participaram do estudo 841 consumidores de café, que responderam a um questionário online. Dois fatores influenciam a decisão de compra, economicidade e sustentabilidade, o que resultou em quatro grupos de consumidores. A segmentação do mercado de café, com base nos atributos importantes no momento da compra, segue uma tendência nacional, pela qual os consumidores que buscam marca, preço e qualidade do produto mostram que estão preocupados com o meio ambiente. ABSTRACT - Understanding the consumer?s preferences and behavior offers the possibility to understand the acceptance or rejection of certain products and to encourage the creation of sensory marketing. In order to analyze the study hypotheses that the nonsensory characteristics allow of the creation of factors that influence the purchase intention, and that consumers can be grouped according to the attributes evaluated at the time of purchase, the data were subjected to an exploratory study and analyzed by the multivariate technique. Factor analysis was used to determine which attributes are important for the decision to purchase coffee, and the cluster analysis was used to define consumer groups of coffee beverage. The number of coffee consumers participating in the study were 841, who answered an online questionnaire. Two factors ? economicity and sustainability ? influence the purchase decision, which resulted in four groups of consumers. The segmentation of the coffee market, based on important attributes at the time of purchase, follows a national trend by which consumers who look for brand, price, and product quality show that they are concerned about the environment. aCoffee (beverage) aConsumer behavior aMarkets aCafé aConsumidor aMercado aMarketing sensorial1 aFERREIRA, M. A. M.1 aDELLA LÚCIA, S. M.1 aMINIM, V. P. R. tCadernos de Ciência & Tecnologiagv. 40, e27232, 2023.