03815nam a2200349 a 450000100080000000500110000800800410001902000220006010000210008224500770010326000360018030000160021649000090023252028680024165000220310965000260313165000150315765000250317265000180319765300230321565300240323865300200326265300220328270000230330470000150332770000170334270000240335970000180338370000220340170000170342370000250344021537352023-05-30 2023 bl uuuu 00u1 u #d a978-65-89321-28-61 aMALHEIROS, T. F. aExperiências no ensino das ciências ambientais.h[electronic resource] aSão Paulo: Com-Arte: ANAc2023 a334 p. v. 2 vv. 2 aEste livro Experiências no Ensino das Ciências Ambientais faz parte da série Pesquisa e Reflexão organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (ProfCiAmb), modalidade Mestrado Profissional, em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O ProfCiAmb surgiu a partir da priorização institucional da CAPES para maior diálogo e alcance de professores da educação básica, com ações de indução à criação de programas de pós graduação em rede nacional, os quais somavam, no início de 2023, 11 programas com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica, com centenas de instituições envolvidas e localizadas nas cinco regiões do Brasil. Está estruturado a partir da associação em rede de 9 (nove) instituições de ensino superior, todas públicas, e representa um canal direto das universidades com as escolas, trazendo uma abordagem transversal para a questão ambiental, com interface em todas as áreas de conhecimento da Educação Básica. Tem como objetivo alavancar pesquisas, que de forma crítica vão construindo pontes e diálogos entre atores chave da Educação Básica, internalizando a questão ambiental nas diversas disciplinas do ensino básico e contribuindo para que se fortaleça a produção, difusão e aplicação de conhecimentos didático-metodológicos associados às questões socioambientais da atualidade nos contextos escolares. Como desdobramento da parceria com a ANA, a temática da Água tem literalmente permeado a maioria das pesquisas e produtos educacionais da Rede ProfCiAmb, observando-se que esta estratégia vem trazendo resultados positivos, dada as ilimitadas possibilidades que o tema água favorece para abordagens interdisciplinares, com elevado potencial de diálogo e alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O livro, com seus 23 capítulos, está estruturado em cinco partes, alinhadas aos projetos estruturantes da Rede ProfCiAmb: PARTE I ? TECNOLOGIAS E MÍDIA NA EDUCAÇÃO; PARTE II ? ESCOLAS SUSTENTÁVEIS; PARTE III ? COMUNIDADE, SAÚDE E AMBIENTE PARTE IV - INSTITUIÇÕES E AMBIENTE; PARTE V ? EPISTEMOLOGIAS, DIVERSIDADES E FORMAÇÃO HUMANA. Estes textos apresentam os esforços e principalmente trazem os resultados concretos das pesquisas realizadas pelos discentes do ProfCiAmb nas 9 Associadas. Os textos, escritos a várias mãos ? discentes, egressos e docentes do programa, demostram a potencial capacidade do ProfCiAmb em permear as instituições de Educação Básica do país, num processo de valorização e incentivo dos professores e suas escolas na tarefa encantadora de formar cidadãos e abrir oportunidades para uma sociedade mais justa e feliz. aRural development aDesenvolvimento Rural aEducação aEducação Ambiental aMeio Ambiente aCiência ambiental aEscola sustentável aEstudo e ensino aFormação humana1 aFERREIRA, C. de P.1 aFAZION, F.1 aCARVALHO, H.1 aORTÊNCIO FILHO, H.1 aCHAVES, J. M.1 aCAVALCANTE, K. V.1 aAMAZONAS, M.1 aBATISTA, R. de O. S.